Abono salarial é retirado de pauta em sessão na Câmara Municipal

por thagner — última modificação 31/08/2015 11h28
Vereadores tomam decisão motivados pelo descontentamento com valor sugerido pelo Executivo

A ultima sessão realizada no dia 17/06, no plenário da Câmara Municipal atraiu a presença de muitos servidores públicos do município. Isso porque os vereadores colocaram em discussão o Projeto de Lei nº 31/2010, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a concessão de auxílio alimentação aos servidores públicos ativos.

O abono salarial como era conhecido, concedido no ano passado, no valor de R4 60,00,  havia sido extinto pelo Poder Executivo, e de acordo com a administração, em decorrência da crise que se instaurava no município. Na época o Prefeito Wanzete Krüger afirmou que assim que a situação financeira municipal melhorasse o abono seria restabelecido.

O fato é que aproximadamente um ano depois, o Executivo enviou ao Legislativo o projeto de lei pedindo que os vereadores aprovassem a volta do abono, porém no valor agora de R$ 66,00. Os parlamentares manifestaram seu descontentamento na sessão, e foram unânimes em considerar que o aumento no valor de R$ 6,00 seria totalmente inapropriado e em nada beneficiaria o servidor público municipal.

Os pronunciamentos dos vereadores Ivan Luiz Paganini, Júlio Maria dos Santos, Manoel de Oliveira Barcelos Júnior e Wellington Bleidorn, se deram de maneira solidária, no sentido de que todos os pares solicitaram a retirada de pauta da matéria em questão. Os vereadores disseram ainda que a retirada da matéria não se daria porque eles não queriam beneficiar o servidor com o abono, mas sim que seria o primeiro passo para que pudessem buscar junto ao Executivo um aumento no valor determinado, pelo menos igual ou superior a R$ 100,00.

Ao final da sessão, o Vereador Manoel de Oliveira Barcelos Júnior fez uma crítica ao Poder Executivo. Segundo ele, o atual mandato do prefeito de longe se compara ao bom desempenho que foi demonstrado por ele logo que assumiu a municipalidade. “O Prefeito Wanzete sabe do apreço que tenho por ele e por sua família, mas penso eu que chegou a hora dele sair das sombras do seu respectivo Vice. E que nós enquanto parlamentares possamos também sair das sombras”, disse.

Assessoria de Comunicação da CMDM
comunicação@camaradomingosmartins.es.gov.br