Notícias

por Interlegis — última modificação 07/06/2023 10h03
Lista de notícias da Câmara Municipal de Domingos Martins.

Resumo da 5ª Sessão Ordinária de 2019

por AssCom última modificação 25/04/2019 11h08
A sessão foi realizada no dia 9 de abril, no plenário Paulo Lorenzoni.

O Legislativo martinense realizou na noite do último dia 9 de abril a 5ª sessão ordinária do ano, contando com a presença de 12 parlamentares em plenário. O vereador Dr. Manoel (DEM) teve a sua ausência justificada.

Às 17h30, antecedendo os trabalhos de deliberação das matérias da pauta do dia, a Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Rejane Entringer Lopes Ewald, iniciou primeira a série de sessões especias com a participação dos secretários municipais de Domingos, que virão ao parlamento nos próximos meses para falarem de suas respectivas gestões. 

Para visualizar o resumo da sessão, clique aqui.

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1413 - Ramal 226


Secretários participarão de sessões especiais da Câmara

por AssCom última modificação 30/05/2019 09h27
Gestores falarão sobre as atividades desenvolvidas em suas respectivas pastas. A Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Rejane Entringer, foi a primeira a participar.

A Câmara de Domingos Martins promoverá nos próximos meses uma série de sessões especiais com a participação de secretários municipais e a controladora interna da prefeitura, sempre antes do início das reuniões ordinárias, em datas já definidas (ver tabela abaixo).

Eles irão trazer informações e prestar esclarecimentos a respeito das ações desenvolvidas e dos trabalhos realizados em suas respectivas pastas, respondendo, ainda, aos questionamentos dos vereadores.

As convocações foram feitas por meio de Requerimentos de autoria do vereador Heloisio Rodrigues Alves (PATRIOTA).

A primeira sessão especial aconteceu na tarde do último dia 9 de abril, com a participação da Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Rejane Entringer Lopes Ewald.

Confira o cronograma de todas as participações:

SECRETÁRIO (A)SECRETARIA MUNICIPALDATAHORÁRIO
Rejane Entringer Lopes Ewald Cultura e Turismo 09/04 17h30
Márcia D'Assumpção Controle Interno 23/04 16h
Cláudia Uliana Guarnier Administração e Recursos Humanos 23/04 16h
Ézio Fischer Interior e Transportes 23/04 17h30

Hiarley Macedo da Silva

Planejamento e Desenvolvimento Econômico

07/05 16h30

Adenilde Stein Silva 

Educação e Esporte

04/06 17h30
Ademiro Dettmann Desenvolvimento Rural  18/06 16h30
Daniel Wruck Bringer Meio Ambiente 09/07 17h30

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1413 - Ramal 226



Confira a pauta da 5ª sessão ordinária de 2019

por AssCom última modificação 08/04/2019 14h58
A sessão será realizada nesta terça-feira (9), às 19 horas, no plenário Paulo Lorenzoni. Antes, às 17h30, a Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Rejane Entringer Lopes Ewald, participa de sessão especial.

A Câmara de Domingos Martins realiza nesta terça-feira, 9 de abril, às 19 horas, a 5ª reunião ordinária do ano, objetivando a deliberação das matérias da pauta do dia.

Antes, às 17h30, Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Rejane Entringer Lopes Ewald, participará de sessão especial, prestando informações e esclarecimentos a respeito das ações da referida pasta e um panorama dos trabalhos por ela realizados, em atendimento ao Requerimento nº 2/2019, de autoria do vereador Heloisio Rodrigues Alves (PATRIOTA).

Para visualizar o conteúdo da pauta da 5ª sessão ordinária de 2019, clique aqui.

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1413 - Ramal 226

Comissões permanentes da CMDM têm nova composição

por AssCom última modificação 17/04/2019 11h25
As designações dos novos integrantes foram oficializadas por meio de Atos da Presidência da Câmara.

Seis comissões permanentes da Câmara de Domingos Martins estão com novos integrantes. Os Atos oficializando as designações, motivadas pelas renúncias dos ex-membros, bem como os respectivos Termos de Posse dos parlamentares substitutos, encontram-se publicados na imprensa oficial (www.diariomunicipal.es.gov.br).

O vereador Gerson Canal (PSD) assume a Presidência na Comissão de Estudo de Título de Cidadão Martinense e as Secretarias nas de Agricultura e Meio Ambiente e de Ética e Decoro Parlamentar, substituindo os vereadores Silvestre Alves de Oliveira (SD), Nelson “Peito Liso” (PDT) e Manoel de Oliveira Barcelos Junior (DEM), respectivamente. 

Alex Kill (PDT) é o novo presidente da Comissão de Finanças e Orçamento e Heloisio Rodrigues Alves (PATRIOTA) foi designado relator na de Obras e Serviços Públicos, cargos antes também ocupados pelo vereador Silvestre. 

O vereador Nelson Soares da Silva Junior (PDT) foi designado relator da Comissão de Educação, Saúde e Assistência, em substituição ao vereador Manoel de Oliveira Barcelos Junior (DEM).

Confira as novas composições:

 

COMISSÃO DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

ALEXANDRO KILL (PDT) - Presidente

GERSON CANAL (PSD) - Secretário

HELOISIO RODRIGUES ALVES (PATRIOTA) - Relator

 

COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO

ALEXANDRO KILL (PDT) - Presidente

GERSON CANAL (PSD) - Secretário

EDUARDO JOSÉ RAMOS (PSDB) - Relator

 

COMISSÃO DE OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS

ALEXANDRO KILL (PDT) - Presidente

EDUARDO JOSÉ RAMOS (PSDB) - Secretário

HELOISIO RODRIGUES ALVES (PATRIOTA) - Relator

 

COMISSÃO ESPECIAL DE ESTUDO DE TÍTULO DE CIDADÃO MARTINENSE

GERSON CANAL (PSD) - Presidente

NELSON SOARES DA SILVA JUNIOR (PDT) - Secretário

EDUARDO JOSÉ RAMOS (PSDB) - Relator

 

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E ASSISTÊNCIA

EDUARDO JOSÉ RAMOS (PSDB) - Presidente

HELOISIO RODRIGUES ALVES (PATRIOTA) - Secretário

NELSON SOARES DA SILVA JUNIOR (PDT)  - Relator

 

COMISSÃO DE ÉTICA E DECORO PARLAMENTAR (2017/2020)

NELSON SOARES DA SILVA JUNIOR (PDT) - Presidente

GERSON CANAL (PSD) - Secretário

HELOISIO RODRIGUES ALVES (PATRIOTA) - Relator

 

Não houve mudanças nas demais comissões:

 

COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO FINAL

HELOISIO RODRIGUES ALVES (PATRIOTA) - Presidente

EDUARDO JOSÉ RAMOS (PSDB) - Secretário

NELSON SOARES DA SILVA JUNIOR (PDT) - Relator

 

COMISSÃO DE CULTURA, TURISMO E DESPORTO

NELSON SOARES DA SILVA JUNIOR (PDT) - Presidente

HELOISIO RODRIGUES ALVES (PATRIOTA) - Secretário

GERSON CANAL (PSD) - Relator

 

 

Para visualizar os Atos da Presidência (SAPL)clique aqui.

Para visualizar os Termos de Posse (website)clique aqui.

Para visualizar os Atos da Presidência na Edição 1230 do DOM/ESclique aqui.

Para visualizar os Termos de Posse na Edição 1233 do DOM/ESclique aqui.

Para visualizar os Atos da Presidência na Edição 1243  do DOM/ESclique aqui.

Para visualizar os Termos de Posse na Edição 1244 do DOM/ESclique aqui.

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1413 - Ramal 226


Senador Fabiano Contarato visita o Legislativo martinense

por AssCom última modificação 17/04/2019 11h28
O parlamentar conheceu as unidades e os servidores da Casa no dia 29 de março.

A Câmara Municipal de Domingos Martins recebeu na tarde do dia 29 de março a visita do senador Fabiano Contarato (REDE), que esteve em Campinho durante todo o dia visitando empresas e entidades, além de participar de reuniões e eventos, como a solenidade de inauguração da Vila da Páscoa que fica em frente à praça Dr. Arthur Gerhardt, ocorrida pela manhã. 

Na oportunidade, acompanhado pelos vereadores Diogo Endlich (PV), presidente da Casa, Heloisio Rodrigues Alves (PATRIOTA) e Nelson "Peito Liso" (PDT), o senador Contarato conheceu as unidades do legislativo municipal e os servidores da instituição que o aguardavam no auditório Délio Arnaldo Koehler, onde realizou um pronunciamento. 

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1413 - Ramal 226


Resumo da 4ª Sessão Ordinária de 2019

por AssCom última modificação 17/04/2019 11h30
A sessão foi realizada no dia 26 de março, no plenário Paulo Lorenzoni.

O Legislativo de Domingos Martins realizou na noite do dia 26 de março a 4ª reunião ordinária de 2019, contando com a presença de 12 parlamentares em plenário. O vereador Dr. Manoel (DEM) teve sua ausência justificada.

Antecedendo a deliberação das matérias da pauta, houve a primeira Tribuna livre do ano. Em cumprimento à decisão judicial, o senhor Paulo Cesar Klein fez uso da palavra com o objetivo de se retratar publicamente em relação ao episódio dos insultos por ele direcionados aos vereadores do município, feitos em 2018 por meio de vídeo compartilhado na internet. Os pedidos de desculpas foram aceitos pelo presidente da Casa e demais parlamentares.

Para visualizar o resumo da sessão, clique aqui.

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1413 - Ramal 226



Confira a pauta da 4ª sessão ordinária de 2019

por AssCom última modificação 25/03/2019 15h38
A sessão será realizada nesta terça-feira (26), às 19 horas, no plenário Paulo Lorenzoni.

O Legislativo martinense realiza nesta terça-feira, 26 de março, às 19 horas, a 4ª reunião ordinária do ano, com o objetivo de discutir e deliberar as matérias da pauta do dia.

Para visualizá-la, clique aqui.

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1413 - Ramal 226


Mesa Diretora define regras para concessão de diárias

por AssCom última modificação 17/04/2019 11h30
Resoluções estabelecem isonomia de critérios para vereadores e servidores.

Dois Projetos de Resolução (PRE 2/2019 e PRE 3/2019) de autoria da Mesa Diretora da Câmara, que dispõem sobre os novos critérios de concessão de diárias para servidores e vereadores da Casa, respectivamente, foram aprovados na segunda reunião ordinária do ano, realizada no dia 26 de fevereiro. O primeiro foi aprovado por unanimidade e o segundo por dez votos a favor e um contra, o do vereador José Gagno (PSD).

Objetivando dar isonomia à concessão de diárias no legislativo, os novos textos das Resoluções 146/2019 e 147/2019, já em vigência, acabam com as distorções contidas nas normas anteriores (Resoluções 96/2013 e 97/2013).

Os valores das diárias concedidas a vereadores e servidores passam ser os mesmos: R$ 300,00 dentro do Estado e R$ 600,00 fora do Estado, considerando-se uma diária completa quando houver pernoite.

Quando não houver pernoite e a permanência for superior a 6 (seis) horas, haverá uma ajuda de custo de R$ 60,00 quando o servidor ou o vereador estiverem fora do município, porém, dentro do Estado.

Antes, nestes casos, os parlamentares recebiam meia diária no valor de R$ 125,00 e o tempo limite de permanência sem pernoite para ambos os cargos era de 12 (doze) horas. Vale destacar que o pagamento integral só acontecerá se houver pernoite.  

As diárias existem para cobrir despesas de vereadores em viagem a serviço da Câmara Municipal ou em missão de representação do município motivada por interesse público e devidamente comprovado por documentação pertinente ao acontecimento, bem como as de servidores quando em viagem a serviço do legislativo ou participação em evento que tenha o objetivo de aperfeiçoamento e qualificação profissional.

 

Diárias da CMDM: clique aqui


Resoluções anteriores sobre diárias:

Resolução nº 96/2013: clique aqui 

Resolução nº 97/2013: clique aqui


Novas Resoluções sobre diárias:

Resolução nº 146/2019: clique aqui

Resolução nº 147/2019: clique aqui


Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1413 - Ramal 226


Tribuna Livre: instrumento de cidadania no legislativo

por AssCom última modificação 01/04/2019 14h54
Espaço democrático de expressão popular da Câmara de Domingos Martins é ampliado com nova normatização.

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade na reunião plenária do último dia 12 de março o Projeto de Resolução nº 6/2019, de autoria da Mesa Diretora, que normatiza e disciplina o uso da Tribuna Livre durante as sessões do Legislativo martinense.

A partir de agora, ela será realizada por meio de sessão especial, a partir das 19 horas, apenas nos dias de sessões ordinárias.

Para participar, será necessário que o cidadão comprove possuir maioridade civil, ser eleitor e morador do município, ou ter sido agraciado com o “Título de Cidadão Martinense”.

As inscrições podem ser feitas diretamente na Diretoria Administrativa, Legislativa e de Cerimonial da Casa, no mínimo 48 horas antes do início de cada sessão ordinária, quando o participante deverá indicar o assunto a ser exposto. São permitidas 2 (duas) participações por sessão.

Durante a apresentação, o orador terá 15 (quinze) minutos à sua disposição, podendo solicitar ao presidente da Câmara mais 2 (dois) minutos, caso seja necessário. O tempo de duração dos trabalhos não poderá ser superior a 90 (noventa) minutos.

A atualização da normatização do uso da Tribuna Livre fez-se necessária, pois disciplina em uma só Resolução o uso da Tribuna Livre por munícipes ou pessoas que tenham recebido o título de cidadania martinense, ampliando a participação popular neste importante espaço de expressão democrática do parlamento municipal. 

A Resolução nº 149/2019 já foi assinada pelo presidente Diogo Endlich (PV) e publicada na imprensa oficial. Para visualizar seu conteúdo completo, clique aqui.


Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1413 - Ramal 226


Resumo da 3ª Sessão Ordinária de 2019

por AssCom última modificação 28/03/2019 11h19
A sessão foi realizada no dia 12 de março, no plenário Paulo Lorenzoni. Antes dos trabalhos em plenário, houve a entrega do diploma de Menção Honrosa a Rogério Wruck, que há 24 anos integra o Grupo Folclórico Bergfreunde de Campinho.

A Câmara de Domingos Martins realizou na noite do último dia 12 de março a 3ª reunião ordinária de 2019, contando com a presença de 12 parlamentares em plenário. O vereador Dr. Manoel (DEM) teve sua ausência justificada.

Antecedendo os trabalhos em plenário, às 18 horas, houve a entrega do Diploma de Menção Honrosa do Legislativo para Rogério Wruck, em homenagem aos 24 anos ininterruptos de sua atuação como membro do Grupo BergFreunde, de Campinho, Domingos Martins, onde desenvolve, voluntariamente, um trabalho de excelência em prol da difusão da cultura germânica. A homenagem foi uma iniciativa do vereador Diogo Endlich (PV), presidente da CMDM. 

Para visualizar o resumo e escutar o áudio da sessão, clique aqui.

Para visualizar as fotos da sessão, clique aqui.

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1413 - Ramal 226


Confira a pauta da 3ª sessão ordinária de 2019

por AssCom última modificação 11/03/2019 15h30
A sessão será realizada nesta terça-feira (12), às 19 horas, no plenário Paulo Lorenzoni.

A Câmara de Domingos Martins realiza nesta terça-feira, 12 de março, às 19 horas, a 3ª reunião ordinária do ano. 

Antecedendo os trabalhos em plenário, às 18 horas, será entregue o Diploma de Menção Honrosa do Legislativo para o senhor Rogério Wruck, em homenagem aos 24 anos ininterruptos de sua atuação como membro do Grupo BergFreunde, de Campinho, Domingos Martins, onde desenvolve, voluntariamente, um trabalho de excelência em prol da difusão da cultura germânica.

A homenagem é uma iniciativa do vereador Diogo Endlich (PV), presidente da CMDM. 

Para visualizar o conteúdo da pauta, clique aqui.

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1413 - Ramal 226


Dia da Mulher: servidoras da Câmara são homenageadas

por AssCom última modificação 21/03/2019 14h18
Celebração acontece mundialmente todos os anos no dia 8 de março.

O Dia Internacional da Mulher foi celebrado pelo legislativo martinense na tarde do último dia 8 de março, por meio de uma rápida homenagem prestada às servidoras da Casa.

Os vereadores Diogo Endlich (PV), presidente da Câmara, Heloisio (PATRIOTA), Silvestre (SD) e Nelson “Peito Liso” (PDT) participaram do momento de descontração.

O vereador Heloisio foi o escolhido para fazer o pronunciamento alusivo à data, aproveitando para agradecer a dedicação e o profissionalismo com que todas desempenham as suas funções, sempre qualificando de maneira positiva os serviços que são disponibilizados ao cidadão pela instituição.

Ao final, os vereadores Silvestre e “Peito Liso” entregaram bombons e uma mensagem de felicitações pela data para cada servidora.

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1413 - Ramal 226


Repartições públicas municipais fechadas durante o carnaval

por AssCom última modificação 01/03/2019 09h56
Legislativo martinense volta a funcionar na quinta-feira (7), às 8 horas.

Em virtude do ponto facultativo estabelecido pela prefeitura nos dias 4 de março (terça-feira de carnaval) e 6 de março (quarta-feira de cinzas) em todas as repartições públicas do município (Decreto Normativo nº 3.382/2019), informamos que não haverá expediente de trabalho na Câmara de Domingos Martins nas referidas datas.

Os trabalhos no Legislativo martinense serão retomados no dia 7 de março (quinta-feira), às 8 horas.

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1413 - Ramal 226


Divulgadas as datas das reuniões de comissões em 2019

por AssCom última modificação 28/02/2019 16h06
Calendário foi definido pela Mesa Diretora da Câmara.

A Mesa Diretora da Câmara de Domingos Martins já definiu o calendário das reuniões de comissões permanentes da Casa para o ano de 2019. Elas serão realizadas sempre às segundas-feiras na semana das sessões plenárias, às 8 horas, na sala de reuniões da CMDM.

Confira as datas:

Fevereiro: 4 e 25 // Março: 11 e 25 // Abril: 8 e 22 // Maio: 6 e 20 // Junho: 3 e 17 // Julho: 8 e 22 // Agosto: 5 e 19 // Setembro: 2 e 16 // Outubro: 7 e 21 // Novembro: 4 e 18 // Dezembro: 2 e 16

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1413 - Ramal 226


Resumo da 2ª Sessão Ordinária de 2019

por AssCom última modificação 15/03/2019 14h02
A sessão foi realizada no dia 26 de fevereiro, no plenário Paulo Lorenzoni.

O Legislativo martinense realizou na noite do dia 26 de fevereiro a 2ª reunião ordinária de 2019, contando com a presença de 12 parlamentares em plenário. O vereador Dr. Manoel (DEM) teve sua ausência justificada.

Para visualizar o resumo e escutar o áudio da sessão, clique aqui.

Para visualizar as fotos da sessão, clique aqui.

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1413 - Ramal 226


Confira a pauta da 2ª sessão ordinária de 2019

por AssCom última modificação 25/02/2019 15h39
A sessão será realizada nesta terça-feira (26), às 19 horas, no plenário Paulo Lorenzoni.

A Câmara de Domingos Martins realiza nesta terça-feira, 26 de fevereiro, às 19 horas, a 2ª reunião ordinária do ano, com o objetivo de discutir e deliberar as matérias da pauta do dia.

Para visualizá-la, clique aqui.

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1413 - Ramal 226


Lei que cria a "Semana da Reciclagem" é sancionada

por AssCom última modificação 01/03/2019 10h06
O tema será trabalhado anualmente nas escolas da rede pública municipal.

O tema reciclagem passa a fazer parte do calendário anual da rede pública de ensino de Domingos Martins, com a sanção da Lei nº 2.891/2019, que cria a "Semana da Reciclagem" nas escolas municipais.

As atividades serão realizadas em datas a serem determinadas pela Secretaria Municipal de Educação, voltadas para conteúdos relacionados a matérias não constantes do currículo obrigatório, destacando a importância da reciclagem para o meio ambiente, bem como noções sobre os procedimentos para realizá-la.

Na justificativa do projeto original (PL 59/2018), o vereador Heloisio Rodrigues Alves (PATRIOTA), autor da matéria, destaca que a proposta ainda irá proporcionar um processo de reorganização conceitual sobre o assunto junto aos jovens estudantes.

Para visualizar o texto completo da Lei nº 2.891/2019, clique aqui.


Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1413 - Ramal 226


Resumos das primeiras sessões plenárias do ano

por AssCom última modificação 28/02/2019 16h28
As primeiras reuniões ordinária e extraordinária do ano foram realizadas no dia 5 de fevereiro, no plenário Paulo Lorenzoni.

As atividades plenárias da CMDM em 2019 foram iniciadas na noite do último dia 5 de fevereiro, por meio de sessão solene de instalação dos trabalhos legislativos, realizada pela nova Mesa Diretora da Casa, que será presidida pelo vereador Diogo Endlich (PV) no biênio 2019/2020.

Em seguida, aconteceram as primeiras reuniões ordinária e extraordinária do ano, contando com a presença de todos os 13 parlamentares em plenário.

 

- Para visualizar o resumo e o áudio da 1ª sessão ordinária, clique aqui.

- Para visualizar o resumo e o áudio da 1ª sessão extraordinária, clique aqui.

- Para visualizar a galeria de fotos, clique aqui.

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1413 - Ramal 226


Confira as pautas das sessões plenárias desta terça (5)

por AssCom última modificação 04/02/2019 16h25
Trabalhos legislativos de 2019 serão instalados a partir das 19 horas.

A Câmara de Domingos Martins realiza nesta terça-feira, 5 de fevereiro, as duas primeiras reuniões plenárias de 2019, uma ordinária e outra extraordinária, objetivando deliberar as matérias das respectivas pautas.

Antes, às 19 horas, acontece a instalação dos trabalhos legislativos de 2019 por meio de sessão solene.

Para visualizar a pauta da 1ª sessão ordinária de 2019, clique aqui.

Para visualizar a pauta da 1ª sessão extraordinária de 2019, clique aqui.

 

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1413 - Ramal 226


Sistema de Legislação Online em manutenção

por AssCom última modificação 27/02/2019 13h59
As leis e demais normas jurídicas podem ser consultadas por meio do SAPL - Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, no site da Câmara.

Informamos que o acesso ao sistema "Legislação Municipal Consolidada", disponibilizado no website da Câmara, encontra-se temporariamente incompleto, em virtude da atualização e migração de conteúdos para a plataforma da nova empresa que está prestando o serviço.

As consultas sobre legislação podem ser feitas por meio do SAPL - Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, no site da CMDM.

 

Unidade de Tecnologia da Informação - CMDM/ES



Nota de pesar

por AssCom última modificação 29/01/2019 08h46

O presidente da Câmara Municipal de Domingos Martins, Diogo Endlich (PV), em nome dos demais parlamentares e servidores da Casa, manifesta pesar pelo falecimento do ex-vereador Leandro AgustinhoThomes, ocorrido nesta segunda-feira (28).

Leandro foi vereador de Domingos Martins pelo PV de 2013 a 2016.

 

Assessoria de Comunicação - CMDM

Definido o calendário das sessões ordinárias de 2019

por AssCom última modificação 07/02/2019 13h34
As atividades legislativas em plenário foram iniciadas no dia 5 de fevereiro.

O calendário das sessões ordinárias da Câmara de Domingos Martins deste ano está definido. O cronograma das reuniões plenárias foi instituído pela presidência da Casa, por meio do Ato nº 1, de 8 de janeiro de 2019.

As sessões acontecem nos seguintes dias:

Fevereiro: 5* e 26

Março: 12 e 26

Abril: 9 e 23

Maio: 7 e 21

Junho: 4 e 18

Julho: 9 e 23

Agosto: 6 e 20

Setembro: 3 e 17

Outubro: 8 e 22

Novembro: 5 e 19

Dezembro: 3 e 17

* Instalação dos trabalhos legislativos e 1ª sessão ordinária de 2019.

As sessões ordinárias serão realizadas sempre às terças-feiras, a partir das 19 horas.

Para fazer o download do calendário das sessões ordinárias de 2019, clique aqui.

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1413 - Ramal 226


Câmara entra em recesso parlamentar

por AssCom última modificação 09/01/2019 14h06
O legislativo municipal retomará suas atividades em plenário no dia 5 de fevereiro.

A Câmara Municipal de Domingos Martins entrou em recesso parlamentar no dia 15 de dezembro, em atendimento ao Regimento Interno da Casa, retomando as atividades em plenário no dia 5 de fevereiro, com a realização da sessão solene de abertura do ano legislativo e a primeira reunião ordinária de 2019.

Durante este período, o Legislativo martinense permanece com suas unidades administrativas funcionando normalmente, permanecendo abertas no novo expediente de trabalho, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Após ser oficializado, o calendário das sessões plenárias será amplamente divulgado.

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1413 - Ramal 226


Mesa Diretora do biênio 2019/2020 é empossada

por AssCom última modificação 01/02/2019 16h41
Integrantes das comissões permanentes também foram empossados durante a sessão solene realizada no último dia 2 de janeiro, no plenário Paulo Lorenzoni.

Os vereadores integrantes da nova Mesa Diretora e das comissões permanentes da Câmara Municipal de Domingos Martins, eleitos no dia 21 de junho de 2018, foram empossados na noite do dia 2 de janeiro, durante sessão solene realizada no plenário Paulo Lorenzoni, que contou com a presença do prefeito Wanzete Kruger, secretários municipais, outras autoridades, familiares e amigos dos parlamentares.

O vereador Diogo Endlich (PV), 38 anos, que está em seu primeiro mandato, vai presidir o Legislativo martinense pelos próximos dois anos, substituindo o vereador Julio Maria Christ (PPS).

Ocupam as outras quatro cadeiras da nova Mesa Diretora os vereadores Gerson Canal (PSD), primeiro vice-presidente; Eduardo José Ramos (PSDB), segundo vice-presidente; Silvestre Alves de Oliveira (SD), primeiro secretário, e Manoel de Oliveira Barcelos Junior (DEM), segundo secretário.

Em seu discurso, Julio Christ fez um breve relato de sua gestão, agradecendo o apoio que recebeu do Executivo, dos parlamentares e de todos os servidores nos dois anos em que esteve à frente da administração da CMDM, destacando as conquistas e avanços obtidos no período, principalmente os relacionados à economicidade, a aprovação das contas de 2017 pelo Tribunal de Contas Estadual e aos investimentos materiais e humanos voltados para a melhoria dos trabalhos em plenário e otimização dos serviços prestados pela instituição.

Após os pronunciamentos dos demais vereadores e do prefeito municipal, o recém empossado presidente da Câmara parabenizou o seu antecessor pelo trabalho desenvolvido nos últimos dois anos, ressaltando, entretanto, que promoverá mudanças estruturais de maior impacto, como a reforma administrativa dos cargos comissionados, além de buscar a viabilização do início da construção da sede própria do legislativo.

Ao final, Diogo agradeceu aos familiares e a confiança dos demais colegas de parlamento, comprometendo-se a fazer uma administração inovadora, transparente e ética, em defesa dos interesses da sociedade martinense.

Para visualizar as fotos da sessão solene, clique aqui.


MESA DIRETORA (2019/2020)


Presidente - DIOGO ENDLICH (PV)

1º Vice-presidente - GERSON CANAL (PSD)

1º Secretário - SILVESTRE ALVES DE OLIVEIRA (SD)

2º Vice-presidente - EDUARDO JOSÉ RAMOS (PSDB)

2º Secretário - MANOEL DE OLIVEIRA BARCELOS JUNIOR (DEM)

 

COMISSÕES PERMANENTES (2019/2020)


COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO FINAL

HELOISIO RODRIGUES ALVES (PATRIOTA) - Presidente

EDUARDO JOSÉ RAMOS (PSDB) - Secretário

NELSON SOARES JUNIOR (PDT) - Relator

 

COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO

SILVESTRE ALVES DE OLIVEIRA (SD) - Presidente

GERSON CANAL (PSD) - Secretário

EDUARDO JOSÉ RAMOS (PSDB) - Relator

 

COMISSÃO DE OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS

ALEXSANDRO KILL (PDT) - Presidente

EDUARDO JOSÉ RAMOS (PSDB) - Secretário

SILVESTRE ALVES DE OLIVEIRA (SD) - Relator

 

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E ASSISTÊNCIA

EDUARDO JOSÉ RAMOS (PSDB) - Presidente

HELOISIO RODRIGUES ALVES (PATRIOTA) - Secretário

MANOEL DE OLIVEIRA BARCELOS JUNIOR (DEM) - Relator

 

COMISSÃO DE CULTURA, TURISMO E DESPORTO

NELSON SOARES JUNIOR (PDT) - Presidente

HELOISIO RODRIGUES ALVES (PATRIOTA) - Secretário

GERSON CANAL (PSD) - Relator

 

COMISSÃO DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

ALEXSANDRO KILL (PDT) - Presidente

NELSON SOARES JUNIOR (PDT) - Secretário

HELOISIO RODRIGUES ALVES (PATRIOTA) - Relator

 

Os membros da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar escolhidos no início do atual legislatura para o período de quatro anos (2017/2020):

 

COMISSÃO DE ÉTICA E DECORO PARLAMENTAR (2017/2020)

NELSON SOARES JUNIOR (PDT) - Presidente

MANOEL DE OLIVEIRA BARCELOS JUNIOR (DEM) - Secretário

HELOISIO RODRIGUES ALVES (PATRIOTA) - Relator

 

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1413 - Ramal 226


Legislativo municipal com novo expediente de trabalho

por AssCom última modificação 07/02/2019 13h42
A Câmara funciona das 8h às 11h30 de das 13h às 17h.

Desde o dia 3 de janeiro de 2019, a Câmara de Domingos Martins funciona em novo horário, com expediente de trabalho das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

A medida foi tomada pela nova Mesa Diretora da Casa por meio da Portaria nº 1, de 3 de janeiro de 2019, visando a isonomia de horários com o Executivo municipal.

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES

Resumo da 10ª sessão extraordinária de 2018

por AssCom última modificação 28/12/2018 14h52
A sessão foi realizada na noite do dia 19 de dezembro, no plenário Paulo Lorenzoni.

O Legislativo martinense realizou na noite do dia 19 de dezembro a 10ª e última sessão extraordinária de 2018, contando com a presença de nove parlamentares em plenário. Os vereadores Jefferson Hand, Rogério Manzoli, Sandra Neitzke e Silvestre de Oliveira tiveram suas ausências justificadas.

- Para acessar o resultado da sessão, clique aqui.

- Para visualizar as fotos da sessão, clique aqui.

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES

Tel: (27) 3268-1413 - Ramal 226

Servidores visitam Comissão de Acessibilidade do TCE-ES

por AssCom última modificação 09/01/2019 14h10
Objetivo foi conhecer as iniciativas desenvolvidas pela entidade e buscar parceria buscando a melhoria da acessibilidade no legislativo municipal.

Integrantes da Comissão de Acessibilidade da Câmara de Domingos Martins estiveram na tarde do dia 18 de dezembro no Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) com o objetivo de conhecer o trabalho desenvolvido pela Comis­são Multidisciplinar de Acessibilidade do órgão.

Os servidores Elaine, Jorge e Thamires foram recebidos por João Estevão Silveira Filho, presidente da Comissão do TCE-ES, que desenvolve o Projeto Cidade Mais Acessível em municípios capixabas.

João Estevão, que tem baixa visão, disse ser necessário que os órgãos públicos abracem a ideia, promovendo capacitações que envolvam funcionários e agentes políticos objetivando imergi-los no universo acessível, um processo de mudança de percepção cultural sobre a importância do tema que precisa ser feito no todo, antecedendo a execução de inovações.

Entre as iniciativas de acessibilidade já implementadas no TCE-ES, João citou a adaptação nas dimensões de balcões, gôndolas, corrimãos, além da colocação de piso tátil, destacando, entretanto, que a burocracia e outras barreiras no setor público acabam dificultando a realização de ações em curto prazo.

Colocou-se ainda à disposição da nova gestão da CMDM, recentemente empossada, para realizar cursos e treinamentos mais específicos sobre acessibilidade para os vereadores e servidores da Casa e colaborar no diagnóstico das necessidades e execução de programas diversos, como a identificação de unidades administrativas e demais ambientes com a escrita Braille.

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1413 - Ramal 226

 

Repartições públicas fechadas nas vésperas de Natal e Ano Novo

por AssCom última modificação 28/12/2018 14h38
A prefeitura decretou ponto facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro em todas as repartições públicas municipais.

Informamos que nos dias 24 e 31 de dezembro, vésperas de Natal e Ano Novo, respectivamente, não haverá expediente de trabalho na Câmara de Domingos Martins, em atenção ao Decreto Normativo da Prefeitura nº 3.336/2018, que estabelece ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos referidos dias.

A Câmara volta a funcionar normalmente nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro de 2019.

No dia 2, em virtude da Sessão Solene de posse da Mesa Diretora e das Comissões Permanentes do biênio 2019/2020, que começa às 19 horas, o expediente de trabalho será das 12 às 18 horas.

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1413 - Ramal 226 

Confira a pauta da 10ª sessão extraordinária de 2018

por AssCom última modificação 19/12/2018 10h26
A sessão será realizada nesta quarta (19), às 19 horas, no plenário Paulo Lorenzoni.

A Câmara de Domingos Martins realiza nesta quarta-feira, 19 de dezembro, às 19 horas, a 10ª reunião extraordinária do ano.

Para visualizar o conteúdo da pauta, clique aqui.


Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1413 - Ramal 226


Contas da Câmara são aprovadas pelo TCE-ES

por AssCom última modificação 07/01/2019 16h32
Tribunal aprovou, sem ressalvas, as contas de 2017 do legislativo municipal.

O plenário do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo aprovou, sem ressalvas, as contas da Câmara Municipal de Domingos Martins referentes ao ano de 2017, primeiro da atual gestão da Casa, julgadas regulares em sua totalidade conforme o Acórdão 01469/2018-1 do TCE-ES.

Para o presidente Julio Christ (PPS), o resultado atesta a seriedade do trabalho que é desenvolvido pela Mesa Diretora, funcionários e demais vereadores.

No início de dezembro, o Legislativo martinense aderiu ao Acordo de Cooperação Técnica firmado entre TCE-ES e Banestes, assegurando a transmissão automática e estruturada dos extratos bancários da movimentação financeira da instituição.


Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1413 - Ramal 226


Ações do documento