Notícias

por Interlegis — última modificação 07/06/2023 10h03
Lista de notícias da Câmara Municipal de Domingos Martins.

Novo relatório sobre gestão e contas do legilativo martinense é divulgado

por AssCom última modificação 10/04/2015 15h25
Documento é desenvolvido mensalmente pela Secretaria de Controle Interno da Casa.

A Secretaria de Controle Interno da Câmara de Domingos Martins (SCI) divulgou na última quarta-feira (8), por meio do portal da instituição na internet, o relatório contendo a análise das contas e principais ações desenvolvidas pela atual gestão da CMDM no último mês de março, compreendendo aspectos de natureza orçamentária, financeira, operacional, patrimonial e fiscal.

Duas cópias impressas do documento, que desde o início de sua publicação "on-line" tem contribuído para a socialização e o aumento do controle externo sobre a governança da Casa, foram também entregues pela SCI ao presidente Rogério Kröhling (PSB).

Para consultar ou baixar o Relatório de Março/2015, clique aqui.

Para consultar ou baixar os relatórios anteriores, clique aqui.


Assessoria de Comunicação - CMDM/ES

Jorge Moysés Monteiro

comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br

Tel: (27) 3268-1123 – Ramal 226

"Dia Mundial de Luta contra o Câncer" é lembrado em todo o mundo

por AssCom última modificação 08/04/2015 14h15
Lei municipal instituiu programa preventivo sobre o tema nas escolas do município.

Anualmente, no dia 8 de abril, definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “Dia Mundial de Combate ao Câncer”, organizações e sociedades em todo o planeta têm buscado promover ações de divulgação sobre a importância dos cuidados preventivos em relação aos vários tipos da doença.

Em Domingos Martins, foi instituído no ano de 2013, por meio da Lei Municipal nº 2.570/2013, o “Programa de Educação a Exposição Solar Infantil Preventiva ao Câncer de Pele”, que consiste na realização anual de palestras e outras atividades educativas sobre o tema nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio localizados no município, durante os dias letivos do mês de abril.

Para o vereador Ivan Paganini (PMDB), autor da lei, o programa tem como principais objetivos mobilizar e conscientizar a comunidade escolar do município sobre os tipos de câncer, principalmente o de pele, que tem maior incidência no país, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA, além de mostrar a necessidade de se adotar atitudes que previnam o surgimento da doença, a segunda que mais causa óbitos no Brasil.

 

DEZ ATITUDES QUE PODEM REDUZIR AS CHANCES DA MANIFESTAÇÃO DA DOENÇA*


- Não fume! Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, boca, laringe, faringe e esôfago.

- Alimentação saudável protege contra o câncer. Deve ser variada, equilibrada, saborosa, respeitar a cultura e proporcionar prazer e saúde.

- Pratique atividades físicas como parte da rotina diária. A atividade física consiste na iniciativa de se movimentar, de acordo com a rotina de cada um.

- Estar acima do peso aumenta as chances de uma pessoa desenvolver câncer. Por isso, é importante controlar o peso por meio de uma boa alimentação e manter-se ativo.

- As mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo ginecológico a cada três anos. Tão importante quanto fazer o exame é saber o resultado e seguir as orientações médicas.

- As mulheres com 40 anos ou mais devem se submeter ao exame clínico das mamas anualmente. Aquelas que estiverem entre 50 e 69 anos devem ainda realizar a mamografia a cada dois anos.

- Evite a ingestão de bebidas alcoólicas. Seu consumo, em qualquer quantidade, aumenta o risco de desenvolver câncer.

- Evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h. Use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios.

- Fumo, bebidas alcoólicas, exposição prolongada ao sol, alimentação gordurosa também estão relacionados ao câncer de boca. Fique alerta a qualquer lesão na boca que não cicatrize por mais de 15 dias.

- Alguns tipos de vírus, bactérias e parasitas associados a infecções crônicas estão presentes no processo de desenvolvimento do câncer, com destaque para o papiloma vírus humano (HPV). Além de outras estratégias de prevenção, o uso de preservativos pode contribuir na prevenção da infecção pelo HPV, associada ao câncer do colo do útero, pênis, ânus, orofaringe e boca.

* Fonte: INCA.


Assessoria de Comunicação - CMDM/ES

Jorge Moysés Monteiro

comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br

Tel: (27) 3268-1123 – Ramal 226

 

Contas do ex-prefeito Wanzete Krüger são aprovadas pela Câmara

por AssCom última modificação 31/03/2015 11h04
As prestações de contas da prefeitura referentes aos exercícios de 2011 e 2012 foram analisadas em sessão extraordinária, realizada na noite do dia 24 de março.

Atendendo a convocação do presidente Rogério Kröhling (PSB), os parlamentares martinenses continuaram reunidos em plenário na noite do último dia 24, após o termino da 4ª reunião ordinária, com o objetivo de votar, em sessão extraordinária, as prestações de contas do ex-prefeito de Domingos Martins, Wanzete Krüger, referentes aos exercícios de 2011 e 2012.

A votação da pauta foi nominal, conforme determina o artigo 195, inciso segundo, do Regimento Interno da Casa, inclusive com a manifestação do voto do presidente, já que a decisão requereu quorum de dois terços, conforme artigo 42 do mesmo texto.

Todas as contas foram deliberadas por meio dos Projetos de Decreto Legislativo 4/2015 e 3/2015, e respectivos pareceres, que foram aprovados por unanimidade, respaldados nos pareceres prévios do Tribunal de Contas Estadual (nº 019/2014 e nº 032/2014).

Os referidos decretos foram promulgados pelo presidente da CMDM e publicados na imprensa oficial (DIO/ES e DOM/ES) nas edições do dia 27 de março de 2015.

A ata da sessão e os decretos legislativos serão encaminhados ao TCE-ES para conhecimento do resultado.

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES

Jorge Moysés Monteiro

comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br

Tel: (27) 3268-1123 – Ramal 226

Escola Teófilo Paulino recebe Diploma de Menção Honrosa da CMDM

por AssCom última modificação 14/04/2015 08h32
Homenagem foi realizada durante a reunião plenária do último dia 24 de março.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Teófilo Paulino foi homenageada pela Câmara de Domingos Martins na noite do último dia 24 de março, em alusão à pontuação que obteve em 2014 no ranking do Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, quando ficou classificada entre as dez melhores instituições de ensino do estado.

Na ocasião, a diretora da EEEFM, Delfina Schneider Stein, representando os demais colegas, funcionários e alunos da escola, recebeu das mãos dos vereadores Rogério Luiz Kröhling (PSB), presidente da Casa, e Júlio Pequiá (PSB), autor da homenagem, o diploma de Menção Honrosa da CMDM pela conquista.

Entre os presentes à solenidade, que aconteceu no início da 4ª sessão ordinária do ano, o prefeito municipal Luiz Carlos Prezoti Rocha, Eduardo José Ramos, ex-presidente da Casa, Gésio Luiz Ferreira, gerente do Banco do Brasil em Campinho, além de professores da escola e representantes da Loja Maçônica Domingos José Martins.

        Menção Honrosa EEEMF Teófilo Paulino texto

Em seu pronunciamento, Delfina agradeceu ao legislativo martinense, e em especial ao vereador Júlio Pequiá, pela honraria, destacando a importância da participação de todos os colaboradores no crescimento do "Polivalente", como também é conhecido, ao longo de seus 40 anos de atividades, celebrados no dia 1º de abril de 2015.

De acordo com a diretora, os recentes e expressivos resultados da instituição, confirmados pelos índices de avaliação sistêmica divulgados anualmente, são fruto de um trabalho amplo de interação desenvolvido por meio de atividades didáticas inovadoras, com foco na formação integral dos estudantes e o envolvimento de gestão administrativa, gestão pedagógica, corpo docente, alunos e seus pais, contando ainda com ampla aceitação da comunidade escolar.

        Menção Honrosa EEEMF Teófilo Paulino texto 2

O vereador Pequiá, por sua vez, enfatizou o papel de toda a equipe do "Polivalente" no processo que conduziu a escola a ocupar atualmente uma posição de destaque no cenário da educação capixaba e nacional, revelando e promovendo o talento de nossos profissionais e estudantes, além de servir de modelo e incentivo para as demais unidades de ensino do município.

Galeria completa de fotos: clique aqui

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES

Jorge Moysés Monteiro

comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br

Tel: (27) 3268-1123 – Ramal 226

Resultados da 4ª Sessão Ordinária e 1ª Extraordinária de 2015

por AssCom última modificação 25/03/2015 16h50
As sessões foram realizadas na noite do dia 24 de março, no plenário Paulo Lorenzoni.

Para acessar, clique aqui.

Pautas da 4ª Sessão Ordinária e 1ª Sessão Extraordinária de 2015

por AssCom última modificação 23/03/2015 16h36
As sessões serão realizadas no dia 24 de março, a partir das 19 horas, no plenário Paulo Lorenzoni.

Para acessar as pautas, clique aqui.

Lei municipal estimula conscientização sobre uso sustentável da água

por AssCom última modificação 11/06/2015 15h18
A matéria foi sancionada em 2013, instituindo a semana temática de atividades acerca do assunto na rede municipal de ensino.
Lei municipal estimula conscientização sobre uso sustentável da água

Cascata do Galo, em D. Martins

Em tempos de crise hídrica no Brasil, as comemorações do “Dia Mundial da Água” no dia 22 de março prometem intensificar o debate entre sociedade organizada e poder público em torno de questões relacionadas ao consumo sustentável desse valioso recurso natural.

Oportunidade também para que os órgãos públicos, por exemplo, promovam ações de conscientização coletiva sobre o assunto em entidades e escolas, com o desenvolvimento de atividades voltadas à temática, dando ênfase à tópicos como proteção ambiental e fontes alternativas de captação de água.

Nesse sentido, o município tem à sua disposição a Lei nº 2.569/2013, que instituiu há pouco mais de um ano a “Semana de Conscientização ao Uso Sustentável da Água” em Domingos Martins, com o objetivo de estimular os alunos a utilizarem a água na rede municipal de ensino de forma equilibrada e responsável, promovendo ainda uma conscientização junto à comunidade estudantil.

Para o autor da lei, vereador Ivan Luiz Paganini (PMDB), a participação consciente dos jovens na divulgação da importância da preservação do meio ambiente e da utilização racional da água tem papel decisivo no processo de mudanças de atitude da sociedade, único meio de garantir o acesso aos recursos hídricos do planeta às futuras gerações.

O "Dia Mundial da Água", celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, foi recomendado pela ONU durante a Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92, realizada no Rio de Janeiro.

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES

Jorge Moysés Monteiro

comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br

Tel: (27) 3268-1123 – Ramal 226

Câmara de Domingos Martins amplia ações de transparência

por AssCom última modificação 11/06/2015 15h19
Atos da instituição agora também são publicados no Diário Municipal e relatórios mensais de contas e gestão passaram a ser divulgados na internet.

A Câmara de Domingos Martins, por meio da Secretaria Geral Administrativa, vem desde a gestão passada desenvolvendo e implementando novas ações que têm ampliado os mecanismos de transparência da Casa, proporcionando o aumento das opções de acesso à informações sobre seu funcionamento e aos resultados da produção legislativa.

Em dezembro de 2014, por exemplo, a instituição passou a publicar on-line, sem custos, todos os seus atos normativos e deliberações no Diário Oficial dos Municípios do Espírito Santo (DOM/ES), como portarias de pessoal, resumos de contratos, leis, decretos e atos da presidência, entre outros.

Tais informações continuam sendo atualizadas e disponibilizadas na internet por meio do sitio da CMDM (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo - SAPL e Portal da Transparência), e as exigidas por lei, como demonstrações contábeis da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) e relacionadas com contratos e licitações, também permanecem sendo veiculadas no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo (DIO/ES), nas edições eletrônica e impressa.

O novo presidente da câmara, vereador Rogério Kröhling (PSB), dando continuidade ao processo, autorizou no início do ano a divulgação no portal da instituição na "web" dos relatórios mensais desenvolvidos pela SCI - Secretaria de Controle Interno.

O documento traz uma análise mensal das contas e principais ações desenvolvidas pela gestão administrativa do legislativo martinense, compreendendo aspectos de natureza orçamentária, financeira, operacional, patrimonial e de gestão fiscal, auxiliando a socialização e o fortalecimento do controle externo sobre a governança da Casa.

Duas vias do relatório são entregues mensalmente pela presidência da CMDM ao vereador presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, objetivando contribuir na tomada de decisões político-administrativas, procedimento realizado durante as reuniões plenárias desde 2012, ano da implementação do SCI (por meio da Resolução nº 63/2012).

Na oportunidade, é ainda informada a disponibilização de cópias na íntegra dos conteúdos de todos os meses, que podem ser requeridas por qualquer cidadão no setor de protocolo. Uma versão anual do documento também é encaminhada ao Tribunal de Contas do Estado.

De acordo com Rogério, os investimentos na melhoria das ferramentas de transparência irão continuar, inclusive, com o lançamento em breve de um novo portal da CMDM na internet, que proporcionará interatividade com a sociedade e um acesso mais fácil e prático aos dados, legislação e documentos da instituição.

Para visualizar ou baixar os atos e deliberações da CMDM:

- No site do legislativo martinense: www.domingosmartins.es.leg.br

- No Diário Oficial do Municípios do Espírito Santo: www.diariomunicipal.es.gov.br

- No Diário Oficial do Estado do Espírito Santo: www.dio.es.gov.br

- No Sistema de Apoio ao Processo Legislativo - SAPL (clique aqui)

- No Portal da Transparência (clique aqui)

Para visualizar ou baixar os Relatórios do SCI/CMDM/ES:

- Janeiro de 2015 (clique aqui)

- Fevereiro de 2015 (clique aqui)


OBS: As publicações da câmara em 2015 nos órgãos de imprensa oficial podem também ser consultadas no mural localizado na entrada da sede da CMDM (Rua Roberto Carlos Kautsky, nº 401, Centro, Domingos Martins).

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES

Jorge Moysés Monteiro

comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br

Tel: (27) 3268-1123 – Ramal 226

Resultado, áudio e fotos da 3ª Sessão Ordinária de 2015

por AssCom última modificação 17/03/2015 10h02
A sessão foi realizada na noite do dia 10 de março, no plenário Paulo Lorenzoni.

A Câmara Municipal de Domingos Martins realizou na noite do último dia 10 de março a 3ª sessão ordinária do ano, deliberando na oportunidade uma extensa pauta de proposições.

A reunião foi acompanhada pelo prefeito municipal Luiz Carlos Prezoti Rocha e pela secretária de Administração e Recursos Humanos da PMDM, Rosana Rupf da Penha, além de representantes da Loja Maçônica Domingos José Martins e do novo defensor público atuante no município, Doutor Gustavo.

Para conferir o Resultado completo e o áudio da 3ª sessão ordinária de 2015, clique aqui.

Para ver a galeria de fotos completa da 3ª sessão ordinária de 2015, clique aqui.

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES

Jorge Moysés Monteiro

comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br

Tel: (27) 3268-1123 – Ramal 226

Rogério Kröhling toma posse como presidente do legislativo martinense

por AssCom última modificação 11/06/2015 15h20
Sessão solene de instalação dos trabalhos legislativos de 2015 acontece em fevereiro.

O vereador Rogério Luiz Kröhling (PSB), empossado no último dia 2 de janeiro como novo presidente da Câmara Municipal de Domingos Martins, juntamente com os demais membros da Mesa Diretora e das comissões permanentes, iniciou na manhã da última segunda-feira (5) seu trabalho à frente do legislativo municipal.

Como é habitual, percorreu todos os departamentos da Casa, cumprimentando cada funcionário pelo nome, gesto diário repetido há anos.

Em seguida, realizou a primeira reunião de sua administração com a participação do corpo técnico da CMDM, que foi iniciada com uma oração ecumênica.

Em seu pronunciamento, agradeceu a Deus pela oportunidade de comandar o parlamento martinense pela primeira vez e aos colegas vereadores pela confiança na escolha, realizada em agosto de 2014 por meio de votação em sessão especial.

Ainda na oportunidade, reafirmou o compromisso em fazer uma administração austera e transparente, buscando, com a ajuda dos servidores e demais parlamentares, corrigir os eventuais equívocos e ampliar os avanços administrativos e políticos da gestão passada.

De acordo com Rogério, a compra ou construção da sede própria da câmara, uma reforma administrativa que permita a redução e a valorização do quadro funcional, a melhoria na qualidade da produção legislativa e o resgate da imagem da instituição perante a sociedade estão entre as principais metas da nova Mesa Diretora.

A sessão solene de instalação dos trabalhos legislativos desse ano, com a apresentação do plano de gestão para o biênio 2015 – 2016, será realizada no dia 24 de fevereiro de 2014 (terça-feira), às 19 horas, na sede da Câmara.

Os termos de posse dos membros da Mesa Diretora e das comissões permanentes para a gestão dos próximos dois anos foram publicados no Diário Oficial dos Municípios do Espírito Santo (DOM/ES), nas páginas 22 e 23 da edição do dia 6 de janeiro de 2015.

O recesso parlamentar da CMDM, iniciado no dia 15 de dezembro de 2014, conforme determina o Regimento Interno, vai até o dia 15 de fevereiro de 2015.


Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
Jorge Moysés Monteiro
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 –Ramal 226

 

Confira a pauta completa da 3ª Sessão Ordinária de 2015

por AssCom última modificação 17/03/2015 08h07
A sessão será realizada no dia 10 de março, às 19 horas, no plenário Paulo Lorenzoni.
Confira a pauta completa da 3ª Sessão Ordinária de 2015

Sede da CMDM, em Campinho

Clique abaixo:
Pauta da 3ª Sessão Ordinária de 2015

Áudio não disponível Vídeo não disponível
Matérias do Expediente:
27 matéria(s)
Oradores do Expediente:
0 orador(es)
Matérias da Ordem do Dia:
21 matéria(s)
Explicações Pessoais:
0 orador(es)
 

Definido calendário completo das sessões legislativas ordinárias de 2015

por AssCom última modificação 11/03/2015 18h29
As reuniões plenárias serão quinzenais e realizadas sempre às 19 horas, na sede do legislativo martinense.
Definido calendário completo das sessões legislativas ordinárias de 2015

Sede da CMDM, em Campinho

A Câmara Municipal de Domingos Martins instituiu oficialmente na data de ontem (2) o cronograma das sessões legislativas ordinárias para o período de março a dezembro de 2015, por meio do Ato nº 10, de autoria do presidente da Casa, vereador Rogério Kröhling (PSB).

As primeiras reuniões plenárias do ano após o fim do recesso parlamentar aconteceram no mês de fevereiro e foram instituídas também por meio de Ato da presidência (Ato nº 9, de 2 de fevereiro de 2015).

No dia 24 foi realizada a sessão solene de instalação dos trabalhos legislativos de 2015, seguida pela 1ª ordinária do ano. Já no dia 26, aconteceu a 2ª sessão ordinária, com o início das votações em plenário (ver em Resultado da 2ª Sessão Ordinária de 2015).

Os dois documentos que instituíram os cronogramas foram publicados nas Edições nº 209 (3 de março de 2015) e nº 199 (13 de fevereiro de 2015) do Diário Oficial dos Municípios do Espírito Santo, respectivamente.

O calendário completo ficou assim definido:


JANEIRO: Recesso Parlamentar


FEVEREIRO:

- 1ª Sessão Ordinária - 24/02/2015 (terça-feira -19h)

- 2ª Sessão Ordinária - 26/02/2015 (quinta-feira -19h)


MARÇO:

- 3ª Sessão Ordinária - 10/03/2015 (terça-feira -19h)

- 4ª Sessão Ordinária - 24/03/2015 (terça-feira -19h)


ABRIL:

- 5ª Sessão Ordinária - 14/04/2015 (terça-feira -19h)

- 6ª Sessão Ordinária - 28/04/2015 (terça-feira -19h)


MAIO:

- 7ª Sessão Ordinária - 12/05/2015 (terça-feira -19h)

- 8ª Sessão Ordinária - 26/05/2015 (terça-feira -19h)


JUNHO:

- 9ª Sessão Ordinária - 16/06/2015 (terça-feira -19h)

- 10ª Sessão Ordinária - 30/06/2015 (terça-feira -19h)


JULHO:

- 11ª Sessão Ordinária - 14/07/2015 (terça-feira -19h)

- 12ª Sessão Ordinária - 28/07/2015 (terça-feira -19h)


AGOSTO:

- 13ª Sessão Ordinária - 4/08/2015 (terça-feira -19h)

- 14ª Sessão Ordinária - 25/08/2015 (terça-feira -19h)


SETEMBRO:

- 15ª Sessão Ordinária - 15/09/2015 (terça-feira -19h)

- 16ª Sessão Ordinária - 29/09/2015 (terça-feira -19h)


OUTUBRO:

- 17ª Sessão Ordinária - 6/10/2015 (terça-feira -19h)

- 18ª Sessão Ordinária - 20/10/2015 (terça-feira -19h)


NOVEMBRO:

- 19ª Sessão Ordinária - 10/11/2015 (terça-feira -19h)

- 20ª Sessão Ordinária - 24/11/2015 (terça-feira -19h)


DEZEMBRO:

- 21ª Sessão Ordinária - 1/12/2015 (terça-feira -19h)

- 22ª Sessão Ordinária - 8/12/2015 (terça-feira -19h)

 

Para visualizar ou baixar o Calendário de 2015 completo em pdf, clique aqui.


Assessoria de Comunicação - CMDM/ES

Jorge Moysés Monteiro

comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br

Tel: (27) 3268-1123 – Ramal 226

Resultado da 2ª Sessão Ordinária de 2015

por AssCom última modificação 11/03/2015 18h34
A sessão foi realizada na noite do dia 26 de fevereiro, no plenário Paulo Lorenzoni.

Clique abaixo:
Resultado da 2ª Sessão Ordinária de 2015



Gravação em Áudio Vídeo não disponível



Matérias do Expediente:

32 matéria(s)


Galeria de fotos:




Oradores do Expediente:

6 orador(es)


Clique aqui
Matérias da Ordem do Dia:
39 matéria(s)
Explicações Pessoais:
1 orador(es)

Trabalhos em plenário recomeçaram: confira resultado da 1ª sessão de 2015

por AssCom última modificação 12/03/2015 08h24
A 1ª sessão ordinária do ano aconteceu na noite do dia 24 de fevereiro, no plenário Paulo Lorenzoni, após a realização da solenidade de instalação dos trabalhos legislativos de 2015.

Clique abaixo:
Resultado da 1ª Sessão Ordinária de 2015

 

Gravação em Áudio Vídeo não disponível
Matérias do Expediente:
40 matéria(s)
Oradores do Expediente:
2 orador(es)
Matérias da Ordem do Dia:
0 matéria(s)
Explicações Pessoais:
0 orador(es)
Galeria de fotos:

Clique aqui


Clique abaixo:
Sessão Solene de instalação dos trabalhos legislativos de 2015

 

Gravação em Áudio Vídeo não disponível
Matérias do Expediente:
0 matéria(s)
Oradores do Expediente:
0 orador(es)
Matérias da Ordem do Dia:
0 matéria(s)
Explicações Pessoais:
0 orador(es)
 

Galeria de fotos:


Clique aqui

Pauta da 2ª Sessão Ordinária de 2015

por AssCom última modificação 17/03/2015 08h21
A sessão será realizada no dia 26 de fevereiro, às 19 horas, no plenário Paulo Lorenzoni.

Clique abaixo:
Pauta da 2ª Sessão Ordinária de 2015

Áudio não disponível Vídeo não disponível
Matérias do Expediente:
31 matéria(s)
Oradores do Expediente:
0 orador(es)
Matérias da Ordem do Dia:
39 matéria(s)
Explicações Pessoais:
0 orador(es)

Pauta da 1ª Sessão Ordinária de 2015

por AssCom última modificação 19/03/2015 14h42
A sessão será realizada hoje, 24 de fevereiro, no plenário Paulo Lorenzoni, após a solenidade de instalação dos trabalhos legislativos de 2015.

Clique abaixo:

Pauta da 1ª Sessão Ordinária de 2015

Áudio não disponível Vídeo não disponível
Matérias do Expediente:
40 matéria(s)
Oradores do Expediente:
0 orador(es)
Matérias da Ordem do Dia:
0 matéria(s)
Explicações Pessoais:
0 orador(es)
 

Fim do recesso parlamentar: sessões recomeçam no dia 24 de fevereiro

por AssCom última modificação 19/03/2015 14h43
Data marca o início dos trabalhos legislativos em 2015, que serão instalados por meio de Sessão Solene, às 19 horas, na sede da CMDM.
Fim do recesso parlamentar: sessões recomeçam no dia 24 de fevereiro

Câmara Municipal de Domingos Martins

Já estão definidas as datas das primeiras reuniões plenárias do legislativo martinense no ano de 2015. O cronograma foi estabelecido por meio de Ato oficial da presidência (Ato nº 9/2015), levando-se em consideração os términos do recesso parlamentar da Casa e do feriado de carnaval, encerrados nos dia 15 (domingo) e 18 de fevereiro (quarta-feira de cinzas), respectivamente. As sessões da CMDM serão realizadas no plenário Paulo Lorenzoni, na sede da CMDM, localizada na Rua Roberto Carlos Kautsky, nº 401, Centro, Domingos Martins.


Cronograma de sessões para o mês de fevereiro de 2015:


- Dia 24 de fevereiro (terça-feira), às 19 horas: Sessão Solene para instalação dos trabalhos legislativos;

- Dia 24 de fevereiro, (terça-feira): realização da 1ª Sessão Ordinária de 2015, após a Sessão Solene;

- Dia 26 de fevereiro (quinta-feira), às 19 horas: realização da 2ª Sessão Ordinária de 2015.


Durante a Sessão Solene será apresentado o plano de gestão da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Domingos Martins para o biênio 2015 – 2016.

O cronograma completo das sessões legislativas ordinárias de 2015 será publicado e amplamente divulgado assim que for definido pela presidência.


Assessoria de Comunicação - CMDM/ES

Jorge Moysés Monteiro

comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br

Tel: (27) 3268-1123 –Ramal 226

 

 

Morador que separa lixo domiciliar pode requerer 10% de desconto no IPTU

por AssCom última modificação 19/03/2015 14h44
Benefício é garantido por meio da Lei Municipal nº 2.353/2011, de autoria do vereador Ivan Paganini.

O proprietário ou morador de domicílio urbano em Domingos Martins que vem realizando a separação seletiva de seu lixo domiciliar poderá obter um desconto de 10% no IPTU de 2015.

Para requerer o benefício é preciso ainda que o munícipe esteja acondicionando os resíduos sólidos (lixo seco) e os orgânicos (lixo molhado) em recipientes devidamente colocados no logradouro, para posterior coleta. O pedido de desconto no IPTU deverá ser feito no protocolo da prefeitura, onde também poderão ser obtidas maiores informações.

IPTU DM 2015 IvanA validade constitucional da lei que garante o direito (Lei Municipal nº 2.353/2011), que é de autoria do vereador Ivan Paganini (PMDB), chegou a ser questionada pela municipalidade no Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, por meio da ação ajuizada (nº 100120009350).

O Tribunal Pleno do TJES acabou julgando improcedente a referida ação de inconstitucionalidade, decisão que foi comunicada oficialmente ao legislativo martinense em março de 2013.

De acordo com o vereador Ivan Paganini, o desconto no IPTU vinculado à seletividade de resíduos, por exemplo, acaba estimulando o cidadão a vivenciar em seu cotidiano a questão ambiental, além de inseri-lo em ações que contribuem efetivamente com o desenvolvimento sustentável do nosso município.


Assessoria de Comunicação - CMDM/ES

Jorge Moysés Monteiro

comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br

Tel: (27) 3268-1123 –Ramal 226



Rogério Kröhling toma posse como presidente do legislativo martinense

por AssCom última modificação 24/03/2015 08h52
Sessão solene de instalação dos trabalhos legislativos de 2015 acontece em fevereiro.
Rogério Kröhling toma posse como presidente do legislativo martinense

clique para ampliar

O vereador Rogério Luiz Kröhling (PSB), empossado no último dia 2 de janeiro como novo presidente da Câmara Municipal de Domingos Martins, juntamente com os demais membros da Mesa Diretora e das comissões permanentes, iniciou na manhã da última segunda-feira (5) seu trabalho à frente do legislativo municipal.

Como é habitual, percorreu todos os departamentos da Casa, cumprimentando cada funcionário pelo nome, gesto diário repetido há anos.

Em seguida, realizou a primeira reunião de sua administração com a participação do corpo técnico da CMDM, que foi iniciada com uma oração ecumênica.

Em seu pronunciamento, agradeceu a Deus pela oportunidade de comandar o parlamento martinense pela primeira vez e aos colegas vereadores pela confiança na escolha, realizada em agosto de 2014 por meio de votação em sessão especial.

Ainda na oportunidade, reafirmou o compromisso em fazer uma administração austera e transparente, buscando, com a ajuda dos servidores e demais parlamentares, corrigir os eventuais equívocos e ampliar os avanços administrativos e políticos da gestão passada.

De acordo com Rogério, a compra ou construção da sede própria da câmara, uma reforma administrativa que permita a redução e a valorização do quadro funcional, a melhoria na qualidade da produção legislativa e o resgate da imagem da instituição perante a sociedade estão entre as principais metas da nova Mesa Diretora.

A sessão solene de instalação dos trabalhos legislativos desse ano, com a apresentação do plano de gestão para o biênio 2015 – 2016, será realizada no dia 24 de fevereiro de 2014 (terça-feira), às 19 horas, na sede da Câmara.

Os termos de posse dos membros da Mesa Diretora e das comissões permanentes para a gestão dos próximos dois anos foram publicados no Diário Oficial dos Municípios do Espírito Santo (DOM/ES), nas páginas 22 e 23 da edição do dia 6 de janeiro de 2015.

O recesso parlamentar da CMDM, iniciado no dia 15 de dezembro de 2014, conforme determina o Regimento Interno, vai até o dia 15 de fevereiro de 2015.

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES

Jorge Moysés Monteiro

comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br

Tel: (27) 3268-1123 –Ramal 226

 

Recesso parlamentar da CMDM vai até o dia 15 de fevereiro

por AssCom última modificação 19/03/2015 14h46
Departamentos do legislativo martinense funcionam normalmente desde o dia 5 de janeiro.

A Câmara Municipal de Domingos Martins, conforme determina o Regimento Interno, iniciou no dia 15 de dezembro de 2014 o seu recesso parlamentar.

A Mesa Diretora tornou pública a referida informação durante a 22ª e última sessão ordinária do legislativo no ano de 2014, realizada na noite do último dia 9 de dezembro.

Assim que for definido, o novo calendário legislativo para 2015 será amplamente divulgado. O recesso vai até o dia 15 de fevereiro.


Assessoria de Comunicação - CMDM/ES

Jorge Moysés Monteiro

comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br

Tel: (27) 3268-1123 –Ramal 226

 

 

18ª Sessão Ordinária do ano será realizada em nova data

por AssCom última modificação 31/08/2015 11h21
A referida reunião plenária foi transferida para o dia 28 de outubro.
18ª Sessão Ordinária do ano será realizada em nova data

clique para ampliar

Informamos que a 18ª Sessão Ordinária de 2014, previamente agendada para acontecer no dia 21 de outubro, foi transferida para o dia 28 de outubro de 2014 (terça-feira), às 19 horas, em virtude da realização da Sessão Solene que será promovida pelo legislativo martinense no próximo dia 20 de outubro, no Auditório da Escola Mariano Ferreira de Nazareth (antigo CNEC), em homenagem os 121 anos de emancipação político-administrativa do município.



ALTERAÇÃO NO CALENDÁRIO DE SESSÕES:

18ª Sessão Ordinária de 2014

NOVA DATA: 28 de outubro de 2014 (terça-feira)

HORÁRIO: às 19 horas

LOCAL: Plenário Paulo Lorenzoni



Assessoria de Comunicação - CMDM/ES

Jorge Moysés Monteiro/Hudson Luiz Entringer

comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br

Tel: (27) 3268-1123 –Ramal 226


Câmara de Domingos Martins inicia trabalhos legislativos de 2014

por AssCom última modificação 31/08/2015 11h28
A Sessão Solene de abertura foi realizada na noite do dia 18 de fevereiro, seguida da 1ª Sessão Ordinária do ano.
Câmara de Domingos Martins inicia trabalhos legislativos de 2014

clique para ampliar

Após o recesso parlamentar do mês de janeiro, foram abertos na noite do último dia 18 de fevereiro os trabalhos legislativos de 2014 na Câmara Municipal de Domingos Martins, por meio da realização de Sessão Solene e da primeira sessão plenária do ano.

O momento cívico foi marcado pela bela execução do hino nacional na voz da cantora Letícia Santana, acompanhada por Tony Ribeiro no violão, e por pronunciamentos oficiais de boas vindas.


Presentes ao evento, realizado no plenário Paulo Lorenzoni, munícipes e diversas autoridades, como o Promotor Doutor Evaldo Teixeira, o ex-presidente da CMDM Eduardo José Ramos, Doutor Afonso Pilro e Ricardo Ewald, gerente do setor de Negócios Sociais do Hospital Evangélico de Vila Velha, além do prefeito Carlinhos Borboleta, que estava acompanhado por alguns secretários municipais. Em seguida foi realizada a 1ª Sessão Ordinária de 2014.

              1ª Sessão 2014 texto       

De acordo com o presidente da Casa, vereador Julio Pequiá, é fundamental que a sociedade participe mais das sessões e eventos promovidos pela CMDM, pois acredita que esse será um ano bem produtivo no legislativo martinense, com a aprovação de matérias que tragam melhorias na vida dos nossos cidadãos e o desenvolvimento econômico e social de Domingos Martins.


Assessoria de Comunicação - CMDM/ES

Jorge Moysés Monteiro/Hudson Luiz Entringer

comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br

Tel: (27) 3268-1123


Abertura da do Brilho de Natal encanta moradores e turistas

por AssCom última modificação 31/08/2015 11h28
Em sua 17ª edição, o evento terá intensa programação até o dia 6 de janeiro de 2014.
Abertura da do Brilho de Natal encanta moradores e turistas

clique para ampliar

Na noite do último dia 6 de dezembro, milhares de pessoas estiveram na praça Arthur Gerhardt, no centro de Campinho, para acompanhar a solenidade oficial que abriu a 17ª edição do Brilho de Natal de Domingos Martins.


Após um belo show pirotécnico, todos acompanharam o acender de cerca de meio milhão de lâmpadas ornamentais, que proporcionaram um espetáculo visual natalino que encantou autoridades, moradores e turistas presentes.


Além da tradicional chegada de Papai Noel, a festa contou com apresentações musicais da Banda da Polícia Militar e dos corais da Arcellor Mittal e de Marechal Floriano "Piu Bello, além do badalar dos sinos da Igreja Luterana e da execução de temas musicais alusivos à data.

  Brilho de Natal autoridades

Entre as autoridades que acompanharam a abertura do evento, feita pelo pastor luterano Valdecir Foester, estavam o prefeito de Domingos Martins Luiz Carlos Prezoti Rocha e o vice-prefeito Dr. Manoel Barcelos, o Secretário municipal de Turismo e Esportes, Wellington Bleidorn, o Secretário estadual de Turismo, Alexandre Passos e o prefeito de Marechal Floriano, Lidiney Gobbi.

Brilho de Natal fogosOs vereadores Divino de Souza Fernandes (PT), Emerson Monhol (PT), Leandro Thomes (PV) e Rogério Kröhling (PSB) estiveram no palanque oficial representando o legislativo martinense durante a cerimônia.

A importância do Brilho de Natal para o turismo do município foi a o tema central dos pronunciamentos da noite, bem como o valor data como momento de reflexão entre os cristãos e de solidariedade com o próximo.

O Brilho de Natal de Domingos Martins será realizado até o dia 6 de janeiro, contando com intensa programação cultural. No dia 13 de dezembro, as versões do evento em Pedra Azul e Paraju serão inauguradas.


(Clique aqui e veja a programação completa).

 Brilho de Natal portal

Fotos: Hudson Luiz Entringer

Jorge Moysés Monteiro
Assessoria de Comunicação – CMDM/ES
Contatos: (27) 3268-1123
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br

 

 

 


Legislativo martinense devolve mais de R$ 300 mil à prefeitura

por AssCom última modificação 04/01/2023 16h28
O projeto de lei que viabilizou o repasse foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares martinenses.
Legislativo martinense devolve mais de R$ 300 mil à prefeitura

clique para ampliar

O Projeto de Lei nº 107/2013, de autoria da Mesa Diretora da CMDM, que autoriza a transferência de recursos financeiros ao Poder Executivo Municipal no valor de R$ 314.858,06 (trezentos e quatorze mil, oitocentos e cinquenta e oito reais e seis centavos) foi aprovado por unanimidade durante a 14ª sessão do ano, realizada no dia 26 de setembro.

A nova lei (Lei nº 2.552/2013) foi sancionada pelo prefeito Luiz Carlos Prezoti Rocha no dia seguinte (27/09) e publicada no Diário Oficial do Espírito Santo no dia 30 do mesmo mês.

 

De acordo com a justificativa do referido PL, situação financeira salutar da Câmara possibilitou o repasse do recurso à prefeitura, sem comprometimento no cumprimento das obrigações financeiras de caráter continuado do legislativo martinense. Ainda de acordo com o texto, a iniciativa deverá viabilizar o início de novos projetos do Executivo Municipal no sentido de se promover políticas públicas em favor de todas as comunidades do município.

 

Foto: Hudson Luiz Entringer

Jorge Moysés Monteiro
Assessoria de Comunicação – CMDM/ES
Contatos: (27) 3268-1123
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br


 


ACE e CDL de Domingos Martins têm nova diretoria

por AssCom última modificação 31/08/2015 11h28
A escolha aconteceu na noite do último dia 7 de fevereiro, por meio de Assembleia Extraordinária.
ACE e CDL de Domingos Martins têm nova diretoria

clique para ampliar

A ACE-DM – Associação Comercial e Empresarial de Domingos Martins e a CDL-DM – Câmara de Dirigentes Lojistas de Domingos Martins realizaram no último dia 07 de fevereiro de 2013, às 19 horas, na sede das entidades, Assembleia Extraordinária para a escolha e posse da nova diretoria.


Confira a nova composição:



Diretoria Executiva:


- Diretor Presidente: Geruza Lúcia Reinholz de Nazareth.

- Diretor Administrativo e Financeiro: Eudes Mário Trarbach.

- Diretor Social: Eduardo José Ramos.


Conselho Fiscal:

Aderval Faller, Emanoele Furlan Biancardi, Zilneth Gonçalves.


Suplentes: Galdino do Nascimento, Maria de Fátima Calmon, José Luiz Barcelos de Almeida.

 

 

Fotos e colaboração: Celina Pagung

Agradecimentos: Christine Klein (ACE-DM e CDL-DM)


Jorge Moysés Monteiro
Assessoria de Comunicação – CMDM/ES
Contatos: (27) 3268-1123
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br

 

Adesão das Câmaras à Rede de TV Digital é tema de Audiência na ALES

por AssCom última modificação 31/08/2015 11h28
O evento, que teve a participação da CMDM, foi o primeiro passo para a implantação da TV legislativa gratuita em nosso município.

Na manhã do último dia 2 de abril foi realizada Audiência pública no Plenário Dirceu Cardoso da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES), com o objetivo de discutir os aspectos que envolvem o processo de adesão das Câmaras Municipais à Rede Legislativa de TV digital.

O evento foi promovido pela Comissão de Cultura e Comunicação Social da ALES, presidida pela deputada Luzia Toledo (PMDB), e contou com a presença de presidentes e representantes de cerca de 30 casas legislativas do estado.


ALES 1Foi também resultado da participação capixaba no Seminário Internacional sobre Regulação da Comunicação Pública, realizado em Brasília entre os dias 21 e 23 de março, onde o tema “Rede de TV Legislativa Digital” foi amplamente debatido. A CMDM se fez presente durante os três dias de seminário, representado pela Secretaria Geral Administrativa e por servidores dos setores de tecnologia da informação e comunicação social.

Participaram ainda os deputados Claudio Vereza (PT), vice-presidente da Comissão, e Sandro Locutor (PV), além do Secretário de Comunicação da ALES, Arthur Wernersbach Neves, da Coordenadora Especial da TV Assembleia, Patrícia Bravin, do diretor-presidente do sistema Rádio e TV Espírito Santo (RTV-ES), jornalista Sérgio Egito e do engenheiro da Coordenação de Infraestrutura Técnica da Câmara Federal, Luiz Flavio Menezes, que veio direto de Brasília para tirar dúvidas referentes ao processo.

Cerca de 30 municípios participaram da audiência e as maiores dúvidas foram em relação aos custos de implantação do modelo. O Presidente da CMDM, vereador Eduardo José Ramos, esteve presente, acompanhado pelos profissionais responsáveis pela Assessoria de Comunicação da Casa.

ALES 2O engenheiro Menezes explicou o processo burocrático e técnico para que as Câmaras façam a adesão à Rede Legislativa e estimou um custo aproximado de R$ 250 mil para compra e instalação dos equipamentos, ressaltando que esse custo é variável.

A Rede Legislativa prevê a união de todas as TVs legislativas num mesmo canal com sinal digital, envolvendo a Câmara dos Deputados, Senado, Assembleias Legislativas e Câmaras de vereadores. A TV digital tem finalidade de ser aberta, livre e gratuita, com multiprogramação que permitirá a transmissão de 24 horas de conteúdo voltado para sessões, debates de interesse público, cultura do município e comissões. A TV da Câmara de São Paulo, projeto piloto do formato, em breve estará no ar, sendo referência para todo o país.

De acordo com Patrícia Bravin, o acordo assinado com a Câmara dos Deputados prevê que a Assembleia Legislativa ofereça ajuda as câmaras municipais na obtenção de canal aberto para as suas televisões. Serão realizados mais encontros para se debater o processo, criando um valioso mecanismo de comunicação entre os legislativos municipais que juntos poderão instalar as TVs em seus municípios, compartilhando conhecimento técnico.

TV DigitalNa última semana, a Câmara Municipal de Domingos Martins encaminhou à Câmara dos Deputados carta declarando o interesse em firmar convênio para adesão à Rede Legislativa de TV Digital, reconhecendo o valor deste projeto para a democracia, por privilegiar a transparência dos debates parlamentares em canal aberto e acessível a todos os cidadãos.

No documento, a CMDM declarou ainda a disponibilidade da Casa em cumprir com as responsabilidades advindas da parceria, aproveitando para solicitar à equipe técnica da TV Câmara a viabilização junto à ANATEL da autorização (consignação) para que possam ser transmitidos os trabalhos de Câmara Municipal de Domingos Martins em canal aberto.

Foi dado assim o primeiro passo para que, num futuro próximo, tenhamos em nosso município uma TV legislativa gratuita e aberta, que ofereça aos cidadãos maior visibilidade sobre o que é produzido pelo seu vereador, ampliando a participação popular nas decisões surgidas no ambiente parlamentar que interferem diretamente no seu cotidiano.


Fotos: Thagner Kuster

Jorge Moysés Monteiro e Thagner Kuster
Assessoria de Comunicação – CMDM/ES
Contatos: (27) 3268-1123
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br


Câmara Municipal realiza Sessão Solene em comemoração ao centenário da Igreja Assembléia de Deus

por AssCom última modificação 08/07/2020 13h30
A solenidade aconteceu na noite do último dia 8, nas dependências do plenário Paulo Lorenzoni.
No último dia 8, a Câmara Municipal de Domingos Martins realizou uma cerimônia em homenagem ao centenário da igreja Assembléia de Deus no Brasil.

Na ocasião estiveram presentes o presidente da Câmara, Eduardo José Ramos, os vereadores Júlio Maria dos Santos, Wellington Bleidorn, Ivan Luiz Paganini, Arno Alves do Nascimento, Jefferson Hand, Osmar José de Oliveira e Rogério Luiz Kröhling, o promotor da comarca do município, Dr. Ewaldo Teixeira, e Pr. Presidente da igreja Assembléia de Deus em Domingos Martins, Edson Eugênio Vicente. Asse 3

Diversos membros da denominação lotaram as dependências do plenário Paulo Lorenzoni. Alguns deles receberam o diploma de honra conferido por meio do Decreto Legislativo nº 59, de 6 de dezembro de 2011, em reconhecimento pelos serviços eclesiásticos prestados a comunidade martinense. Foram homenageados: Ir. Maria Diva Tosta dos Santos, Ir. Maria Madalena Tolentino, Pr. Anésio Ludigero, Pr. Altivo Hilário da Silva, Pr. José Antonio Alves, Pr. José Pinheiro da Silva, Pr. Edson Eugênio Vicente, Pb. Werner Hollunder, Pb. Dorvalino Büger, Ev. Laudimar José dos Santos Luciano, Ir. João Alves Gonçalves, Ev. Esmael de Almeida, Pr. Oscar Domingos de Moura, Pr. Arnaldo Candeias, Ev. Dr. Ricardo Moraes de Rezende, Ir. Cezar Rocha, Ev. Dr. Arthur Carlos Lessa Filho, Pr. Dr. Natanael Ferreira Nunes e Ev. José Inácio Pereira.

Asse 6O Pr. Edson falou sobre a consideração dos vereadores pela denominação. “Observamos aqui entre os vereadores o amor pela Assembléia de Deus. Que possa ficar registrado nos anais desta casa este trabalho, esta homenagem, essa honra dada a Assembléia de Deus em Domingos Martins. Toda honra, toda glória e todo louvor ao nosso salvador Jesus Cristo!”, afirmou.
 
Também houve um momento de homenagens aos vereadores e alguns servidores da Câmara Municipal. Os nove pares, além dos servidores Carmem Câmara Degen, Elma da Penha Hortolani, Auricéia Brzesky e Paulo Retz receberam uma congratulação pela importância de sua participação visando o reconhecimento da finalidade da igreja Assembléia de Deus no município de Domingos Martins juntos na comemoração do centenário das Assembléias de Deus no Brasil.

Pr. Edson também fez um agradecimento especial à estagiária Ana Clara Merscher pela gentileza em assessorá-los. Ele também desejou sucesso ao presidente Eduardo José Ramos e disse que a igreja está orando por todos os vereadores. “Que Deus possa abençoar esta casa e possa iluminar as vossas mentes dando direcionamento para o bem estar social de toda a comunidade”, pediu.

A Secretária Geral Administrativa da Câmara Municipal, Elma da Penha Hortolani agradeceu ao Pr. Edson Eugênio Vicente. “Em nome de todos os colegas de trabalho quero agradecer pela homenagem que nos foi prestada. Compartilho este certificado com aqueles que estiverem por meses elaborando a confecção deste evento, disse. Permita-me citar os nomes da nossa humilde equipe de cerimonial: Fabiane, Nete, Zenilda, Toni, Fabiana, Ana Clara, Denílson, Paulo Victor, Jaqueline, Diógenes, Adriania, e todos os servidores que indiretamente estiveram conosco nesta empreitada”, disse.
      
       Asse 4Asse 5

O presidente Eduardo José Ramos se mostrou muito alegre ao encerrar o evento. “Tive o prazer de conhecer o Pr. Edson onde conversamos sobre o trabalho que desenvolvemos em nossas respectivas áreas. Também estivemos juntos, no aniversário do pastor, onde num determinado momento do culto eu pude fazer uso da palavra para parabenizá-lo pessoalmente. Em outra oportunidade participamos juntos de um grande evento com a presença da cantora Lauriete, e hoje estamos aqui reunidos, e fico feliz em ver o plenário tão cheio. Quero ressaltar que desenvolvemos um trabalho político social, e a igreja atua de modo social e espiritual, porém, ambos tem o como objetivo ajudar a população. Depois de hoje, eu passo a me considerar um membro da Assembléia de Deus. Gostei muito de conhecer todos vocês e prometo estar mais vezes em sua igreja. Sei que a denominação tem feito um bonito trabalho no município e agradeço imensamente pela oportunidade que nos foi dada em comemorar-mos juntos o essa data tão importante” disse. Asse 1

A sessão solene em homenagem ao centenário da Assembléia de Deus foi encerrada com a participação especial do ministério de louvor da igreja, que entoou três belíssimos hinos.


Fotos: Hudson Luiz Entringer.


Thagner Kuster
Câmara Municipal de Domingos Martins – ES
Contatos: (27) 3268-1123
comunicacao@camaradomingos.es.gov.br

A Colonização Alemã no Sul do Brasil encerra o ciclo de palestras da Semana Cultural

por AssCom última modificação 31/08/2015 11h28
A palestra foi ministrada pelo professor Rodrigo Trespach, que veio exclusivamente do Rio Grande do Sul para participar do evento.
A Semana Cultural realizada nas dependências da Câmara Municipal chegou ao fim no último dia 11, sexta-feira, com a palestra "A Colonização Alemã no Sul do Brasil", ministrada pelo Doutor Rodrigo Trespach, que veio do Rio Grande do Sul exclusivamente para participar do evento.Rodrigo 2

O professor utilizou uma abordagem histórica ao apresentar um relato aos presentes sobre a chegada dos imigrantes alemães no sul de nosso país entre 1824 e 1830, caracterizando a primeira corrente migratória que se estabeleceu nesta região do Brasil.

No final do século XVIII, com a Revolução Francesa de 1789, Napoleão Bonaparte assumia o Império francês com o golpe do dezoito brumário. A partir daí, o Imperador inicia um processo de expansão começando a conquistar os países vizinhos a França. A Alemanha na época não era um estado centralizado como hoje, ou seja, era formado por pequenos estados, que iam sendo conquistados pouco a pouco pelo Imperador.

O grande inimigo de Napoleão era a Inglaterra, e na tentativa de fazer com que o país cedesse ao seu Império, ele estabelece um tipo de bloqueio continental, proibindo todo continente europeu de negociar com o país britânico.

Rodrigo 3Como a Inglaterra era parceira de Portugal, Dom João VI, não aceitando a determinação de Napoleão, pede ajuda a Inglaterra e foge para o Brasil em 1808. Esse foi o período em que o Brasil começava a engatinhar como país, porque a chegada de Dom João VI trouxe também a construção de escolas e estradas que não existiam, além de todo um aparato português para colônia.

Seu filho Dom Pedro I, que posteriormente se casaria com uma princesa austríaca, a futura Imperatriz Leopoldina. antes da independência em 1822, envia a Europa um agente chamado Major Von Shofar, responsável por angariar colonos e soldados alemães para o Brasil.

A Alemanha era fragmentada em ducados, reinados e principados e depois do Congresso de Viena em 1815, quando Napoleão é derrotada, esses pequenos estados vão se unir para formar uma confederação alemã. Em decorrência do grande estrago provocado por Napoleão na Europa, um grande número de pessoas imigraram para os Estados Unidos e outra parcela para o Brasil. Os territórios devastados, as condições climáticas, a Revolução Industrial que provocava desemprego de muitas pessoas, foram fatores determinantes para o início do processo de imigração.Rodrigo 4

Em aproximadamente dois séculos a Europa permitiu a saída de quarenta milhões de pessoas. Deste total, dez milhões eram alemães, a maioria seguindo para os Estados Unidos, o equivalente a cinco milhões, e outros trezentos e setenta mil vindo ao Brasil.

A vinda da família Real começa a promover uma modificação no que era uma colônia puramente de extrativismo dando ao Brasil um ar de país, onde se formam faculdades na Bahia e no Rio de janeiro, escolas, estradas e comunicação coisas que não existiam naquela época.

Um fato muito interessante é que quando Brasil se tornou independente, havia a necessidade de se ter um exército, caso houvesse a necessidade de lutar contra os portugueses. “As pessoas costumam achar que o Brasil se tornou independente sem guerras, que somos um país que não brigou pela independência. Isso não é verdade, pois o Brasil formou um exército com alemães e irlandeses e houveram sim alguns combates na Bahia e em Pernambuco com tropas leias a Portugal”, afirmou Rodrigo.

Rodrigo 5Foram formados quatro batalhões com soldados alemães, dois ficando no Rio de Janeiro os outros dois instalados no Rio Grande do Sul, com o objetivo de defender as fronteiras do país. Além da criação de um exército, Dom Pedro I também tinha em mente a criação de um minifúndio, que seria formado com a vinda de soldados colonos e artesãos.

A chegada dos alemães no sul do país trouxe consigo um grande impacto na comunidade local. De acordo com Rodrigo, a população existente na época composta de 10.000 habitantes recebeu em pouco menos de dois anos a metade deste número de pessoas. Essas pessoas permaneceram colônia de São Leopoldo, que foi a primeira colônia, fundada no ano de 1824 e outra que foi fundada em 1826 no litoral norte. Por conta da revolução industrial a Alemanha dispensa os colonos, agricultores, artesãos, e como o Brasil estava necessitando dessa mão de obra para formação do minifúndio, essas pessoas vem imigrar para o nosso país.

Da mesma forma, após a derrota de Napoleão na Europa, a presença de soldados não se fazia mais necessária por lá, e os mesmos também foram deslocados para o Brasil. Um fato interessante em meio à imigração foi que o governo solicitava que os alemães que viessem professassem a fé cristã. Como o Império brasileiro era oficialmente católico, não era permitido exteriorizar o credo protestante.Rodrigo 6

Os alemães que não tinham condições de pagar a passagem de vinda para o Brasil eram auxiliados pelo governo, mas se comprometiam estando em solo brasileiro servir quatro anos ao exército imperial. Dentre os benefícios que os alemães receberiam no Brasil se destacam os setenta e sete hectares de terra e a isenção de impostos por dez anos. Além disso, eles também tinham direito a subsídios mensais por dois anos até que fossem feitas as primeiras colheitas. O governo investiu muito no processo de formação nas colônias, dando aos imigrantes coisas como animais e até mesmo sementes para plantio.

Vale ressaltar que os alemães quando vieram ao Brasil não possuíam status algum de nobreza, muitos em situação de miséria e pobreza absoluta. Diversos membros de famílias não puderam acompanhar seus parentes por falta de recursos, sendo obrigados a permanecer na Alemanha. Além disso, foram muitos os casos em que se morreram crianças e adultos em azilos.

Muitas foram as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes na vinda para o Brasil, que viajaram em condições sub-humanas nos navios, trazendo um numero muito maior do que poderiam suportar. Aproximadamente trezentos e cinquenta colonos mais a tripulação do navio viajavam por setenta dias até chegarem ao Rio de Janeiro. Em decorrência da diferença do clima, alguns colonos morreram durante a viagem.

Rodrigo 7O professor afirmou ainda que os alemães que vieram para o Brasil não eram em sua totalidade luteranos, sendo alguns reformados ou calvinistas devido a existência de outras correntes que se desenvolviam na Alemanha.

Rodrigo também falou sobre um trabalho que atualmente vem sendo desenvolvido na cidade de Leopoldo, com o objetivo de resgate da língua alemã, perdida com o passar dos anos, além de proporcionar a preservação das construções de arquitetura germânica.

Dentre algumas curiosidades reveladas na palestra, foi citado o período pós 2ª guerra quando as pessoas eram impedidas de falarem o alemão. “Em minha família o idioma não foi passado para as gerações que se sucederam. Isto porque meu avô havia ficado traumatizado pelo risco de ser preso ao falar a língua. Mesmo as famílias passando a viver isoladas no interior da cidade, o medo fazia com que a língua alemã fosse aos poucos deixada de lado. Tudo aquilo que possuía referência a Alemanha era condenado na época. Certa vez uma parente minha foi presa simplesmente por ter em sua casa uma espécie de toalha que lembrava as cores da bandeira da Alemanha” disse.

Ao final da apresentação, o professor Rodrigo Trespach recebeu das mãos do vereador Ivan Luiz Paganini e do Coordenador da Semana Cultural, Joel Guilherme Velten, o certificado de personalidade cultural, em homenagem à sua brilhante participação no evento.


Fotos: Hudson Luiz Entringer.



Thagner Kuster
Câmara Municipal de Domingos Martins – ES
Contatos: (27) 3268-1123
comunicacao@camaradomingos.es.gov.br

A história da colônia de Santa Isabel retratada na Semana Cultural

por AssCom última modificação 31/08/2015 11h28
O historiador Joel Guilherme Velten falou sobre a chegada dos imigrantes alemães ao município de Domingos Martins.
No último dia 9, o servidor desta Câmara Municipal, professor e também historiador Joel Guilherme Velten, deu sua contribuição à realização da Semana Cultural, ministrando uma palestra sobre a História da Colônia de Santa Isabel.

De acordo com Joel a Colônia de Santa Isabel tem esse nome devido a uma homenagem que Dom Pedro II prestou a santa de devoção de sua filha, a princesa Isabel.

joel falandoFoi por acaso que os alemães vieram parar aqui no estado. O imperador era amigo de infância do presidente da província na época, Luiz Pedreira do Couto Ferraz. Luiz era fluminense e cresceu junto de Dom Pedro II no Rio de Janeiro. Quando o grupo de 39 famílias alemãs chegou ao Rio, ainda não se tinham definidas as terras para esse grupo, foi sugerido que eles viessem ao Espírito Santo pois o estado era mais próximo do Rio de Janeiro do que Santa Catarina. O percurso poderia ser feito em um dia de navio.

Para os imigrantes isso não fazia diferença alguma, até mesmo porque quando eles saíram da Alemanha o Brasil não era de fato o país que eles gostariam de permanecer. Na verdade eles tinham o interesse de ir aos Estados Unidos da América. No Rio de Janeiro eles se mostravam insatisfeitos, principalmente pelo fator clima, bem diferente da Alemanha. Já o clima americano era bastante parecido ao do seu país de origem.

Os imigrantes chegaram em Vitória no dia 21 de dezembro de 1846. Eles celebraram o natal numa praça que fica localizada atrás do Palácio Anchieta, onde montaram a primeira árvore de natal do estado. O grupo era formado por 23 católicos e 16 luteranos.

No dia 27 de janeiro de 1847 os imigrantes subiram as montanhas e iniciaram a colonização através da Colônia de Santa Isabel. Existe um monumento aos imigrantes próximo a entrada que da acesso a Biriricas, e segundo Joel ali seria construída Campinho e Santa Isabel que juntas formariam uma única cidade.

Os católicos recebiam assistência dos padres de Viana, porém os luteranos não recebiam suporte algum. Por não terem esse acompanhamento religioso, uma pessoa entre os luteranos chamada Nicolau Fahler que na época deveria ter aproximadamente 15 anos, foi o responsável por fazer celebração de batismos, casamentos, funerais, até que quase dez anos depois foi enviado um pastor do Rio de Janeiro para poder oficializar esses eventos religiosos.

joel falando tapeteNesse mesmo período ocorreu uma desavença religiosa entre católicos e luteranos. Antes disso ambas as denominações utilizavam o mesmo espaço em horários diferentes para realização de seus cultos. Houve a influência dos padres de Viana que tentavam fazer com que os luteranos se convertessem ao catolicismo e isso desencadeou uma certa briga entre as partes.

Foi então que os alemães pensaram em se dividir. Em busca de um clima mais ameno, os imigrantes saíram da região de Biriricas e subiram a serra. Os católicos ficaram na Vila de Santa Isabel e os luteranos se estabeleceram mais adiante na Vila de Campinho.

Desde 1817 existia um caminho que ligava o porto de Vitória a Minas Gerais, que hoje é conhecido como BR 262. Esse caminho foi construído por Dom Pedro I com o objetivo de estabelecer o comércio entre Minas e Vitória. Minas Gerais importaria o sal e exportar a carne através deste caminho o que ocorreu de 1817 até 1832. Como a estratégia não deu muito certo a estrada foi posteriormente desativada.

Acredita-se que o nome Campinho foi dado a vila porque nessa época os tropeiros acampavam no local onde hoje existe a igreja luterana, lugar mais plano da região, semelhante a um pequeno campo. Eles acampavam à tarde para no outro dia seguirem viagem até o porto de Vitória.

Em 1893, com o prosperar da colônia, um cidadão de Viana chamado Mariano Ferreira de Nazareht que deu o nome a escola municipal atual quis criar um município para que ele fosse o prefeito. Após uma luta incessante ele conseguiu a emancipação da colônia que antes pertencia a Viana. Durante essa emancipação foi criado o município de Santa Isabel com sede em Campinho. Também em 1893 o prefeito Artur Tompson transferiu a sede para Santa Isabel que permaneceu ali até 1917, ano em que a sede retornou para Campinho.

joel palestraDentre os muitos fatos interessantes que Joel relatou em sua palestra, chama atenção que até hoje, algumas pessoas mais antigas ou até mesmo de Vitória se referem à sede atual do município de Domingos Martins como Campinho de Santa Isabel, nome muito utilizado naquela época. Para Joel é um crime alterar o nome de um município como foi feito aqui em Domingos Martins. “Não menosprezando o famoso herói capixaba, porém o mesmo não tem nada a ver com a nossa história. Ele sequer era nascido aqui, era de Itapemirim, e na minha opinião o nome do município deveria ter permanecido Santa Isabel. A alteração foi feita pelo então Governador da época Nestor Gomes que modificou também o nome de outros municípios do estado”, disse.

A colonização de nosso município se deu por um grupo de pessoas da Alemanha, de uma região próxima a cidade de Frankfurt conhecida como Honserik. Com a prosperidade da primeira colônia o imperador optou por formar a segunda que se chamou Santa Leopoldina. O nome se deu em homenagem à sua segunda filha e sua santa de devoção. Nesta ocasião chegaram um grande número de imigrantes, dentre eles alemães, luxemburgueses, suíços e austríacos. A maioria desses imigrantes vieram da região da Pomerânia. Essas pessoas, esses pomeranos, anos mais tarde passaram a residir na colônia de Santa Isabel.

Joel também exibiu um trechos de um filme que conta a história dos pomeranos, além de algumas fotografias antigas das Colônias de Campinho e Santa Isabel.
  

Fotos: Hudson Luiz Entringer.


Thagner Kuster
Câmara Municipal de Domingos Martins – ES
Contatos: (27) 3268-1123
comunicacao@camaradomingos.es.gov.br

Câmara realizará Semana Cultural em novembro. Confira a programação.

por AssCom última modificação 08/07/2020 13h29
Com o título “Abra as portas para a cultura entrar“, o evento acontecerá de 4 a 11 de novembro nas dependências do SIC - Setor de Informação Cultural e do Plenário Paulo Lorenzoni. A entrada é franca.

O Presidente Eduardo José Ramos e demais vereadores da Câmara Municipal de Domingos Martins estão convidando toda sociedade martinense e dos municípios vizinhos para participarem da Semana Cultural “Abra as portas para a cultura entrar”, que será realizada entre os dias 4 e 11 de novembro de 2011, no espaço do Plenário Paulo Lorenzoni, localizado à Avenida Kurt Lewin, nº 60, na sede, e nas dependências do SIC - Setor de Informação Cultural, instalado no prédio da Presidência, situado na mesma avenida.

A Semana Cultural, uma iniciativa da Secretária Geral Administrativa, Elma da Penha Hortolani, que contou com o total apoio do Presidente da Casa, vereador Edu, tem como objetivo oferecer à comunidade a oportunidade de entrar em contato com um pouco da história do município, por meio da realização de palestras, apresentação de documentários, exposição de fotografias, mostra de orquídeas e momentos literários que abordem aspectos da cultura local e do Estado.

Contando mais uma vez com o valioso apoio financeiro do Doutor Helmut Meyerfreund e do Consulado Alemão no Espírito Santo e com a parceria das empresas amigas Tia Terezinha, E&L, Vitomaq, Floricultura do Dionísio e Divinali, o evento terá a participação de personalidades da cultura local, como o historiador Joel Guilherme Velten que, além de estar coordenando todas as atividades da Semana Cultural, dará uma palestra sobre a história da localidade de Santa Isabel, a Doutora Ângela Maria Martinelli, responsável pelo momento poético, o conceituado orquidófilo Leodério Velten com sua exposição de orquídeas e apresentação de documentário sobre o senhor Roberto Kautsky, o fotógrafo Hudson Luiz Entringer, popularmente conhecido como Dizzone, apresentado suas belas fotos sobre o município e Fátima Cristine Sant’Anna Feitosa, Assessora Executiva do Instituto Kautsky, falando sobre a constituição histórica da entidade.

Confirmadas também as presenças na Semana Cultural de personalidades de outros municípios e estados, como o advogado Doutor Moacyr Rosado, que falará sobre a vida de Ruy Barbosa, os professores Agostino Lázzaro, Cilmar Francischetto e Silas Rach, que abordarão em suas palestras a colonização italiana em Pedra Azul e Aracê, a autora Valsema Rodrigues, lançando seu livro “No Reino das Palavras” e o Doutor Rodrigo Trespach, que virá do Rio Grande do Sul para falar sobre a colonização alemã no sul do Brasil.

A parte internacional do evento ficará por conta do Doutor Wolfgang Max Bendel, que virá à Domingos Martins diretamente da Baviera, na Alemanha, para participar da Semana Cultural, ministrando a palestra “A língua alemã e seus dialetos”.

A Câmara Municipal, por meio de seus vereadores, servidores e estagiários, agradece a colaboração dos parceiros que estão tornando realidade mais uma ação da Secretaria Geral Administrativa e do Cerimonial da Casa, com apoio da atual Mesa Diretora, no sentido de tornar a cultura mais acessível à população.

A entrada é franca.

Sejam Bem-vindos!

Confira a programação:

Semana Cultural "Abra as portas para a cultura entrar"

 

Dia 4 de novembro de 2011 (sexta-feira):

 

9h – Abertura e Palestra sobre a vida de Ruy Barbosa.

Palestrante: Doutor Moacyr Rosado – Advogado.

Duração: 1 hora.

Local: Plenário Paulo Lorenzoni.

 

Lançamento da Exposição de fotos sobre o Município de Domingos Martins.

De 4 a 11 de novembro (horário comercial).

Fotógrafo: Hudson Luiz Entringer.

Local: SIC – Setor de Informação Cultural.

 

Dia 7 de novembro (segunda-feira):

 

13h - Palestra: “A língua alemã e seus dialetos”.

Palestrante: Doutor Wolfgang Max Bendel  (Baviera – Alemanha).

Duração: 1 hora.

Local: Plenário Paulo Lorenzoni.

 

 

14h - Palestra: “Colonização italiana no Espírito Santo, com foco para Pedra Azul / Aracê”.

Palestrante: Professores Agostino Lázzaro, Cilmar Francischetto e Silas Rach

Duração: 1 hora.

Local: Plenário Paulo Lorenzoni.

 

 

Dia 8 de novembro de 2011 (terça-feira):

 

 

14h - Mostra de Orquídeas e exibição do documentário “Roberto Kautsky”.

Apresentação: Leodério Velten, Orquidófilo.

Local: SIC – Setor de Informação Cultural.

 

 

16h - Lançamento do livro “Burros e Pastores nas terras do Espírito Santo” - Pastor Heinz Soboll.

Local: SIC – Setor de Informação Cultural.

 

 

Dia 9 de novembro (quarta-feira):

 

9h - Momento Poético.

Doutora Ângela Maria Martinelli, Poetiza, Acadêmica correspondente da Academia Feminina Espíritosantense de Letras.

Duração: 1 hora.

Local: Plenário Paulo Lorenzoni.

 

 

14h – Palestra: “História da Colônia de Santa Isabel”.

Palestrante: Professor Joel Guilherme Velten.

Duração: 1 hora.

Local: Plenário Paulo Lorenzoni.

 

 

Dia 10 de novembro (quinta-feira):

 

 

9h - Lançamento do livro “No Reino das Palavras”.

Presença da Autora Valsema Rodrigues.

Das 9h às 12h e das 14h às 16h.

Local: SIC – Setor de Informação Cultural e Plenário Paulo Lorenzoni.

 

 

15h - Palestra sobre a constituição histórica do Instituto Kautsky.

Palestrante: Fátima Cristine Sant’Anna Feitosa.

Duração: 1 hora.

Local: Plenário Paulo Lorenzoni.

 

 

Dia 11 de novembro (sexta-feira):

 

 

9h - Palestra: “A Colonização Alemã no sul do Brasil”.

Palestrante: Doutor Rodrigo Trespach (Rio Grande do Sul).

Duração 1 hora.

Local: Plenário Paulo Lorenzoni.

 

 

Encerramento às 17h.

 

 

Apoio financeiro: Dr. Helmut Meyerfreund e Consulado Alemão no Espírito Santo.

Apoio: Tia Terezinha, E&L, Vitomaq, Floricultura do Dionísio e Divinali.

Jorge Moysés Monteiro

Assessoria de Comunicação

Contato: (27) 3268-1123

comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br


Ações do documento