"Dia Mundial de Luta contra o Câncer" é lembrado em todo o mundo

por AssCom última modificação 08/04/2015 14h15
Lei municipal instituiu programa preventivo sobre o tema nas escolas do município.

Anualmente, no dia 8 de abril, definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “Dia Mundial de Combate ao Câncer”, organizações e sociedades em todo o planeta têm buscado promover ações de divulgação sobre a importância dos cuidados preventivos em relação aos vários tipos da doença.

Em Domingos Martins, foi instituído no ano de 2013, por meio da Lei Municipal nº 2.570/2013, o “Programa de Educação a Exposição Solar Infantil Preventiva ao Câncer de Pele”, que consiste na realização anual de palestras e outras atividades educativas sobre o tema nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio localizados no município, durante os dias letivos do mês de abril.

Para o vereador Ivan Paganini (PMDB), autor da lei, o programa tem como principais objetivos mobilizar e conscientizar a comunidade escolar do município sobre os tipos de câncer, principalmente o de pele, que tem maior incidência no país, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA, além de mostrar a necessidade de se adotar atitudes que previnam o surgimento da doença, a segunda que mais causa óbitos no Brasil.

 

DEZ ATITUDES QUE PODEM REDUZIR AS CHANCES DA MANIFESTAÇÃO DA DOENÇA*


- Não fume! Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, boca, laringe, faringe e esôfago.

- Alimentação saudável protege contra o câncer. Deve ser variada, equilibrada, saborosa, respeitar a cultura e proporcionar prazer e saúde.

- Pratique atividades físicas como parte da rotina diária. A atividade física consiste na iniciativa de se movimentar, de acordo com a rotina de cada um.

- Estar acima do peso aumenta as chances de uma pessoa desenvolver câncer. Por isso, é importante controlar o peso por meio de uma boa alimentação e manter-se ativo.

- As mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo ginecológico a cada três anos. Tão importante quanto fazer o exame é saber o resultado e seguir as orientações médicas.

- As mulheres com 40 anos ou mais devem se submeter ao exame clínico das mamas anualmente. Aquelas que estiverem entre 50 e 69 anos devem ainda realizar a mamografia a cada dois anos.

- Evite a ingestão de bebidas alcoólicas. Seu consumo, em qualquer quantidade, aumenta o risco de desenvolver câncer.

- Evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h. Use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios.

- Fumo, bebidas alcoólicas, exposição prolongada ao sol, alimentação gordurosa também estão relacionados ao câncer de boca. Fique alerta a qualquer lesão na boca que não cicatrize por mais de 15 dias.

- Alguns tipos de vírus, bactérias e parasitas associados a infecções crônicas estão presentes no processo de desenvolvimento do câncer, com destaque para o papiloma vírus humano (HPV). Além de outras estratégias de prevenção, o uso de preservativos pode contribuir na prevenção da infecção pelo HPV, associada ao câncer do colo do útero, pênis, ânus, orofaringe e boca.

* Fonte: INCA.


Assessoria de Comunicação - CMDM/ES

Jorge Moysés Monteiro

comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br

Tel: (27) 3268-1123 – Ramal 226