Feriado municipal terá homenagens ao herói Domingos José Martins

por AssCom última modificação 10/06/2019 14h55
Solenidade póstuma acontece na manhã da próxima quarta-feira (12), na Praça da Biquinha.

Como parte integrante da programação do feriado municipal da próxima quarta-feira (12), a prefeitura municipal realiza às 8h30, na praça da Biquinha, homenagem póstuma ao herói Domingos José Martins.

Em seguida, na Avenida Presidente Vargas, será realizada a transferência simbólica da capital do Estado para Domingos Martins e assinadas ordens de serviço para obras no município.

O evento continua com apresentações dos grupos de dança folclórica da APAE de Domingos Martins, Rheinland, de São Bento do Chapéu e da Banda da Polícia Militar do Espírito Santo, além da abertura oficial da terceira edição da Feira do Meio Ambiente - “Ser Sustentável”, que poderá ser visitada até o próximo sábado (15).

O governador Renato Casagrande participará de toda a programação.

Domingos José Martins nasceu no dia 9 de maio de 1781 em Cachangá, onde hoje se localiza o município de Marataízes, filho do militar Joaquim José Martins e de Joana Luiza de Santa Clara Martins, que tiveram mais sete filhos. Casou-se com Maria Teodora da Costa poucos dias antes de seu fuzilamento.

A Revolução liderada por Domingos José Martins foi o maior movimento autonomista de inspiração republicana do Brasil, ocupando um lugar de honra na história. Tanto que, para muitos historiadores, a Inconfidência Mineira, que não passou da fase da conspiração, perde em importância, abrangência e conteúdo para o referido movimento, que tinha como meta fazer da colônia brasileira um novo país, com ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, preceitos éticos e valores morais para todos os seus cidadãos.

Confira a programação:

Dia do Município – 12 de junho (Quarta-Feira)
8h30: Homenagem Póstuma – Praça da Biquinha
9h: Transferência Simbólica da Capital do Estado para Domingos Martins e assinatura de ordens de serviço – Av. Presidente Vargas
9h30: Apresentação dos grupos de dança da APAE-DM e Rheinlend, de São Bento do Chapéu – Av. Presidente Vargas
10h: Apresentação da Banda da Polícia Militar do Espírito Santo – Av. Presidente Vargas
10h30: Abertura Oficial e visitação à III Feira do Meio Ambiente - “Ser Sustentável” – Av. Presidente Vargas

Fonte: PMDM