Lei municipal estimula conscientização sobre uso sustentável da água

por AssCom última modificação 11/06/2015 15h18
A matéria foi sancionada em 2013, instituindo a semana temática de atividades acerca do assunto na rede municipal de ensino.
Lei municipal estimula conscientização sobre uso sustentável da água

Cascata do Galo, em D. Martins

Em tempos de crise hídrica no Brasil, as comemorações do “Dia Mundial da Água” no dia 22 de março prometem intensificar o debate entre sociedade organizada e poder público em torno de questões relacionadas ao consumo sustentável desse valioso recurso natural.

Oportunidade também para que os órgãos públicos, por exemplo, promovam ações de conscientização coletiva sobre o assunto em entidades e escolas, com o desenvolvimento de atividades voltadas à temática, dando ênfase à tópicos como proteção ambiental e fontes alternativas de captação de água.

Nesse sentido, o município tem à sua disposição a Lei nº 2.569/2013, que instituiu há pouco mais de um ano a “Semana de Conscientização ao Uso Sustentável da Água” em Domingos Martins, com o objetivo de estimular os alunos a utilizarem a água na rede municipal de ensino de forma equilibrada e responsável, promovendo ainda uma conscientização junto à comunidade estudantil.

Para o autor da lei, vereador Ivan Luiz Paganini (PMDB), a participação consciente dos jovens na divulgação da importância da preservação do meio ambiente e da utilização racional da água tem papel decisivo no processo de mudanças de atitude da sociedade, único meio de garantir o acesso aos recursos hídricos do planeta às futuras gerações.

O "Dia Mundial da Água", celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, foi recomendado pela ONU durante a Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92, realizada no Rio de Janeiro.

Jorge Moysés Monteiro

Tel: (27) 3268-1123 – Ramal 226