160 anos da Imigração Pomerana no Estado são celebrados pela Câmara

por AssCom última modificação 05/09/2019 14h13
Sessão solene reverenciou a história e as tradições culturais do povo pomerano.

O Legislativo martinense realizou no dia 13 de agosto a 2ª Sessão Solene do ano, objetivando comemorar os 160 anos da imigração pomerana no Estado do Espírito Santo. O vereador Diogo Endlich (PV), presidente da Casa e autor da iniciativa, fez a abertura do evento, que foi conduzido pela senhora Lilia Jonat Stein e pelo Secretário Municipal de Agricultura Ademiro Dettmann.

A celebração foi prestigiada pelos vereadores Alex Kill (PDT), Eduardo José Ramos (PSDB), Gerson Canal (PSD), Nelson Soares (PDT), Heloisio Rodrigues Alves (PATRIOTA), Julio Christ (PPS), Rogério Manzoli (PV) e José Gagno (PSD), além do prefeito Wanzete Kruger e dos secretários municipais Elizandro Belshoff (Obras e Serviços Urbanos) e Rejane Entringer (Cultura e Turismo).

A história da imigração do povo pomerano para Domingos Martins foi brilhantemente apresentada pela senhora Hilda Braun, sendo ilustrada por meio da participação do senhor Göes Kaufmann, natural da Alemanha, que abordou o estudo da língua pomerana  e curiosidades históricas dessa trajetória, enfatizando a importância de sua preservação para as futuras gerações.

Na segunda parte da sessão houve a entrega de diplomas de Honra ao Mérito para diversas personalidades do município em reconhecimento ao trabalho que todos têm desenvolvido em favor da preservação dos costumes e da rica herança histórica do povo pomerano.

Entre os homenageados, professores que atuam ou atuaram no Programa de Educação Escolar Pomerana – PROEPO e integrantes das Bandas Pommerchor, Pommerweg’s e do Grupo Os Tradicionais Pomeranos, que participaram da solenidade com diversas apresentações musicais.

Ao final, o vereador Diogo Endlich agradeceu a presença de todos, ressaltando a necessidade se valorizar e divulgar a cultura pomerana, povo que contribui por gerações com o desenvolvimento do nosso município.

HISTÓRIA

Há 160 anos desembarcavam no Espírito Santo os primeiros imigrantes pomeranos, camponeses, luteranos, que embarcaram no navio Eleonor, no porto de Hamburgo, em fins de abril de 1859. Eram 117 imigrantes, agrupados em 27 famílias. Foram dois meses para cruzar as águas do oceano Atlântico até o Rio de Janeiro onde, após uma breve escala, embarcaram em outro navio, o São Mateus, para finalmente alcançar o porto de Vitória em 28 de junho de 1859.

Após a longa e demorada travessia, os imigrantes, já exaustos e mantendo os primeiros contatos com a sua nova pátria de adoção, se preparavam para navegar pelo rio Santa Maria, em pequenas canoas, com destino à colônia de Santa Leopoldina, para lavrar seu tão sonhado lote de terra.

Esses primeiros imigrantes eram procedentes da parte oriental da Pomerânia, então sob o domínio do Império da Prússia, a exemplo da maioria dos pomeranos que chegaram posteriormente ao Espírito Santo. Até 1874 esse número alcançaria 2.300 camponeses em meio às florestas das serras capixabas.

Os pomeranos viram no ato de emigrar uma alternativa à miséria e opressão, causadas pelo difícil acesso à terra, pela falta de autonomia enquanto nação, pelo avanço do capitalismo no campo e pelas frequentes guerras travadas na região. Em contrapartida, o Brasil necessitava de braços para substituir a mão-de-obra dos negros escravizados e para desbravar seu imenso território, em especial a então Província do Espírito Santo.

Enfrentando as adversidades, procuravam manter seus ideais, valendo-se de seus dotes culturais, da fé, do trabalho e principalmente, da esperança de um futuro mais promissor para as gerações vindouras

Os pomeranos são uma dádiva para o Espírito Santo e muito contribuíram e contribuem para a multifacetada identidade capixaba. Sua cultura, bem como a de outros povos que aqui se fixaram, é um patrimônio que nos orgulha e deve ser constantemente valorizado.

Confira a lista de homenageados:

HOMENAGEADOS:

ADEMIRO DETTMANN

ANGELINO ZAAGER

ANIVALDO KUHN

HILDA BRAUN

LEOPOLDO KALK

LUIZA TRAMS LAHASS

MATHIAS NICKEL

WALDEMIRO KEMPIN

EX PROFESSORES DO PROEPO:

ARCELIA PLASTER

ARVELINO LUTZKE

EDIANA VILVOCK MAJESVKI

ERENILZA RAASCH LUTZKE

ESTER JANUTH

HELIANA VILVOCK KUNZENDORF

ROSANIA KALK PLASTER

ROZILENE SCHAFFELEN

SILVANA KUHN

SIRLEIA DE PAULA KALK

VÊNCELA SCHULZ KUTZ

VANESSA APARECIDA HAMMER MARCHIOLE BRANDENBURG

VANIZE KOSANKE TRAICHEL

PROFESSORES ATUANTES NO PROEPO EM 2019:

DARDÂNIA FALLER ALVARENGA SILVA

EDINALVA NAITZEL

EDIVANDA KUHN

GERUSA MARIA KUHN RAASCH

JÉSSICA SCHULZ WUTKE

LEONARDO KUHN

LEONIZA SCHULZ FOEGER

RODRIGO KUHN

STELLA JANUTH

INTEGRANTES DA BANDA POMMERWEG’S:

ADRIANO WAIANDT

ARCILIO ZAGER

ISMAEL RETZ

JACSON BRAUN

JULIMAR KEMPIN

LEONARDO BRAUN

MAICON VALTER KEMPIN

MARCELO BRAUN

MARCILEIA SCHREDER

MARISA LAMPIER KEMPIN

ROMARIO STABEMAN

WALNEY ZAGER

INTEGRANTES DO GRUPO MUSICAL OS TRADICIONAIS POMERANOS:

FLORÍCIO MÁRIO SCHROEDER

GERALDO TESCH

GILMAR KUNDE

JOELSON SCHWAMBACH

INTEGRANTES DA BANDA POMMERCHOR:

BELMIRO SCHWANZ

EDERALDO SCHWANZ

EVANDRO KEMPIM

GERSON SCHWAMBACH

LEONARDO SCHWAMBACH

LEONIDO SCHWAMBACH

RUBENS PAGUNG

SILMAR SCHWANZ

SIVANDRO SCHWAMBACH

SOLEMAR SCHWANZ

WAGNER PAGUNG

WALCIR WALKERT

para visualizar as fotos da sessão solene, clique aqui.