Notícias

por Interlegis — última modificação 07/10/2024 16h38
Lista de notícias da Câmara Municipal de Domingos Martins.

4ª Sessão Ordinária: resumo e resultados das votações

por Comunicação última modificação 27/03/2025 08h26
A sessão, realizada na noite da última terça-feira (25), foi ilustrada pela homenagem à jovem Ketlyn Luiza Hand, uma iniciativa de autoria da vereadora Janaina Grecco.
O Legislativo Martinense realizou na noite de ontem (25) a 4ª sessão ordinária do ano, contando com a presença de todos os parlamentares em plenário.
No total, foram lidas 45 indicações e 1 moção e aprovados 1 requerimento e os seguintes projetos:
- Projeto de Lei nº 7/2025 - Autor: Executivo Municipal - Autoriza o Poder Executivo a desafetar e a devolver ao Sr. Oraldo Haese uma área medindo 339,25 m² inserida no terreno rural situado em Paraju, medindo a área total de 785,000 m², em Domingos Martins. No imóvel, funcionava a Escola Municipal Fazenda do Café, que foi desativada há mais de 20 anos. Desde então, a municipalidade não utiliza mais o local;
- Projeto de Lei nº 8/2025 - Autor: Vereador Diogo Endlich - Autoriza a redução da jornada de trabalho aos servidores públicos municipais que sejam portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou com Dependentes Diagnosticados no âmbito do município de Domingos Martins e dá outras providências;
- Projeto de Resolução nº 5/2025 - Autor: Mesa Diretora da CMDM - Altera a redação dos parágrafos 1° e 5° do art. 170, e revoga os arts. 174, 175 e inciso IV do art. 209 e inciso II do art. 213, da Resolução nº 7, de 29 de dezembro de 2000, objetivando dinamizar as sessões ordinárias. A explicação pessoal foi retirada do Regimento da Casa, uma vez que alongava em demasia a duração das sessões. Já o tempo de uso da palavra dos vereadores no grande expediente, poderá ser acrescido em 2 minutos, para que seja feita a conclusão do pronunciamento.
Antes da votação das matérias da pauta do dia, a jovem a Ketlyn Luiza Hand foi homenageada pela vereadora Janaina Grecco por ter conquistado, com apenas 5 anos de idade, 11 títulos estaduais e nacionais de concurso de beleza, divulgando o nome do município de Domingos Martins em nível nacional e internacional.
> Para visualizar o resumo completo da sessão, os resultados das votações, clique AQUI.  

> Vídeo completo da sessão, com as deliberações e os pronunciamentos da noite, clique AQUI.  


Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@domingosmartins.es.leg.br
Tel: (27) 4042-4849

Câmara recebe a visita da Secretária Estadual das Mulheres

por Comunicação última modificação 27/03/2025 08h19
Jaqueline Moraes participou de reunião na sede da Câmara, na tarde da última terça-feira (25), com a presença de representantes do Executivo e Legislativo municipais. O encontro tratou de temas relacionados ao fortalecimento das políticas públicas voltadas para a promoção dos direitos e da qualidade de vida das mulheres no município.
Na tarde de ontem (25), recebemos a visita da Secretária Estadual das Mulheres, Jaqueline Moraes, que veio à Câmara participar de reunião sobre o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a promoção dos direitos e da qualidade de vida das mulheres no município.
O encontro contou com a participação da vereadora Janaína Grecco e dos vereadores Diogo Endlich, presidente da Casa, Johnei Degen e Alex Kill, além do prefeito Eduardo José Ramos e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social Marlene Luz Souza e sua equipe, além do vereador de Marechal Floriano Pastor Adriano Domingos Ciurlleti. Os vereadores Martiliano Borghardt e Professor Hélio Queiros Alves prestigiaram o final da reunião.
Na ocasião, foram debatidas iniciativas que buscam ampliar o acesso das mulheres a serviços de apoio e proteção, promovendo maior inclusão e equidade.
Entre os temas discutidos, destacaram-se a importância dos Organismos de Políticas Públicas para as Mulheres (OPMs) e do programa Mulher Viva+, que atua na promoção da autonomia feminina e no combate à violência de gênero.
Além disso, o fortalecimento da Procuradoria da Mulher no âmbito do Legislativo Martinense, visando garantir maior representatividade e suporte institucional para as mulheres da região.
A presença da secretária reforçou o compromisso do governo estadual com a ampliação dessas políticas, buscando incentivar parcerias entre os poderes municipal e estadual que assegurem a implementação de iniciativas de forma efetiva.
A reunião também abriu espaço para o diálogo com lideranças locais e representantes da sociedade civil, fortalecendo a construção de estratégias que possam impactar positivamente a vida das mulheres martinenses.
Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@domingosmartins.es.leg.br
Tel: (27) 4042-4849

Confira a pauta da 4ª sessão ordinária do ano

por Comunicação última modificação 25/03/2025 09h19
A sessão será realizada nesta terça-feira (25), a partir das 18h30, no plenário Paulo Lorenzoni.
O Legislativo Municipal realiza nesta terça-feira (25), a partir das 18h30, a 4ª sessão ordinária do ano, objetivando deliberar e votar as matérias da pauta do dia.
> Para visualizar a pauta completa da sessão, clique AQUI.  

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@domingosmartins.es.leg.br
Tel: (27) 4042-4849

Câmara de Domingos Martins realiza pesquisa de satisfação

por Comunicação última modificação 20/03/2025 11h01
Os serviços prestados pelo Legislativo Martinense são avaliados anualmente pelos usuários. Os resultados da pesquisa auxiliam a implementação de melhorias na Casa. Participe!

A Câmara de Domingos Martins, por meio de sua Ouvidoria, realiza a partir desta quinta-feira (20) pesquisa anual de satisfação com o objetivo de avaliar os serviços prestados pela instituição, atendendo aos dispositivos da Lei Federal nº 13.460, de 26 junho de 2017, e da Resolução nº 152, de 7 de agosto de 2019, que regulamentou a referida norma no âmbito do Legislativo Municipal.

A avaliação será realizada durante o período de 1 (um) mês, por meio de formulário eletrônico disponibilizado no website www.domingosmartins e nas redes sociais da CMDM na internet (Instagram e Facebook).

O resultado auxiliará a Administração no cumprimento dos compromissos e padrões de qualidade de atendimento divulgados na Carta de Serviços ao Usuário e ficará disponibilizado para consulta no portal da transparência da Casa.

Sua opinião é muito importante!

Para participar, clique AQUI.

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@domingosmartins.es.leg.br
Tel: (27) 4042-4849

3ª Sessão Ordinária: resumo e resultados das votações

por Comunicação última modificação 13/03/2025 07h59
A sessão, realizada na noite da última terça-feira (11), foi ilustrada por uma emocionante homenagem ao centenário de nascimento do senhor Guilherme José Brickwedde (in memoriam), carinhosamente conhecido como "Seu Willy", reforçando a importância de seu trabalho na preservação da identidade cultural martinense.
Na noite da última terça-feira (11), a Câmara de Domingos Martins realizou uma emocionante homenagem a Guilherme José Brickwedde (in memoriam), carinhosamente conhecido como "Seu Willy", por meio da entrega do Diploma de Menção Honrosa alusivo ao centenário de seu nascimento, uma iniciativa do vereador Diogo Endlich, presidente da Casa.
O momento reforçou a importância de seu trabalho na preservação da identidade cultural do município, emocionando autoridades, familiares e moradores presentes.
Durante a celebração, o Grupo Cultural Martinense, fundado por “Seu Willy”, abrilhantou o evento com a apresentação de três de suas diversas composições, incluindo o Hino do Município.
A homenagem aconteceu no início da 3ª sessão ordinária do ano, reafirmando o impacto de um legado que seguirá inspirando novas gerações de músicos e artistas locais, por sua dedicação à música e à valorização das tradições martinenses.
Na sequência, houve a deliberação das matérias da pauta do dia. Foram lidas 51 Indicações e aprovados 2 Projetos de Lei e 2 Requerimentos.
> Para visualizar o resumo completo da sessão e os resultados das votações, acesse: https://sapl.domingosmartins.es.leg.br/sessao/387

> Vídeo completo da sessão: https://www.youtube.com/watch?v=i7UNPaZMy5E


Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@domingosmartins.es.leg.br
Tel: (27) 4042-4849

Confira a pauta da 3ª sessão ordinária do ano

por Comunicação última modificação 11/03/2025 11h57
A sessão será realizada nesta terça-feira (11), a partir das 18 horas, no plenário Paulo Lorenzoni.
O Legislativo Municipal realiza nesta terça-feira (11), a partir das 18 horas, a 3ª sessão ordinária do ano, objetivando deliberar e votar as matérias da pauta do dia.
A sessão será iniciada com a entrega do Diploma de Menção Honrosa alusivo ao centenário de nascimento do senhor Guilherme José Brickwedde (in memoriam), carinhosamente conhecido como “Seu Willy”, compositor, escritor e fundador do Grupo Cultural Martinense, cujo legado deixou uma marca permanente na história do nosso município.
> Para visualizar a pauta completa da sessão, clique AQUI.  

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@domingosmartins.es.leg.br
Tel: (27) 4042-4849

Dia Internacional da Mulher: vereadora e servidoras da Câmara são homenageadas

por Comunicação última modificação 11/03/2025 09h34
A celebração alusiva à data foi realizada na manhã da última segunda-feira (10), fruto de iniciativa dos vereadores da Casa.

A vereadora Janaína Grecco e as servidoras da Câmara Municipal receberam na última segunda-feira (10) uma homenagem em alusão ao Dia Internacional da Mulher, que é celebrado mundialmente no dia 8 de março.

Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, a data é comemorada desde o início do século 20, quando se reivindica igualdade de gênero e são lembradas suas conquistas políticas e sociais.

Os vereadores Diogo Endlich, presidente da Casa, Júlio Pequiá, Daniel Florêncio Reinholz e Marcelo do Nascimento participaram da celebração, realizada por meio de um delicioso café da manhã patrocinado por todos os parlamentares, ilustrado com a entrega de uma singela lembrança a cada funcionária.

Em seus pronunciamentos, todos destacaram o profissionalismo do quadro feminino do legislativo no cumprimento de suas funções e a importância da participação das mulheres no desenvolvimento de toda a sociedade.

A servidora Terezinha Saibel falou em nome das demais colegas, agradecendo a homenagem prestada.

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 4042-4849

Prefeito de Cariacica visita o Legislativo Martinense

por Comunicação última modificação 07/03/2025 10h31
Euclério Sampaio participou de reunião na manhã da última quinta-feira (6), na sede da Câmara Municipal. O encontro contou com a presença de vereadores, prefeito e secretariado municipal, além do deputado federal Messias Donato.

A Câmara Municipal recebeu na manhã da última quinta-feira (06) a visita do prefeito de Cariacica Euclério Sampaio, que veio ao Legislativo Martinense em companhia do deputado federal Messias Donato.

Após serem recepcionados pelo vereador Diogo Endlich, presidente da Casa, todos participaram de uma produtiva reunião com a presença da vereadora Janaína Grecco e dos vereadores Marcelo do Nascimento, Júlio Pequiá, Johnei Degen e Hélio Alves, além do prefeito Edu Ramos e seu secretariado.

Na oportunidade, foram tratados assuntos relacionados às diversas demandas de Domingos Martins e firmadas parcerias em favor do desenvolvimento do município.

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 4042-4849

Repartições públicas municipais estarão fechadas durante o Carnaval

por Comunicação última modificação 26/02/2025 16h27
A municipalidade decretou ponto facultativo nos dias 3, 4 e 5 de março, em consideração ao período de Carnaval e da Quarta-feira de Cinzas. A Câmara volta a funcionar normalmente na quinta-feira (6/03), às 8 horas.

Informamos que não haverá expediente de trabalho na Câmara de Domingos Martins nos dias 3, 4 e 5 de março, em virtude do ponto facultativo nas repartições públicas municipais estabelecido pela Prefeitura em consideração ao período de Carnaval e da Quarta-feira de Cinzas (Decreto Normativo nº 4.818/2025).

As atividades administrativas do Legislativo Municipal serão retomadas normalmente no dia 6 de março (quinta-feira), às 8 horas.

Fonte: Portaria nº 92, de 24 de fevereiro de 2025.

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1413 - Ramal 226

Câmara sedia Prestação de Contas da Secretaria Municipal de Saúde

por Comunicação última modificação 26/02/2025 16h47
A segunda audiência pública desta terça-feira (26), realizada na parte da tarde, trouxe os dados e estatísticas das ações desenvolvidas pela SECSAU no 3ª quadrimestre de 2024.

O Legislativo Martinense sediou na tarde desta terça-feira (26) a segunda audiência pública de prestação de contas do dia.

Foi a vez da Secretaria Municipal de Saúde apresentar os dados e estatísticas das ações desenvolvidas pela pasta no terceiro quadrimestre de 2024, em atendimento ao disposto do Artigo 36 da Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012.

A apresentação, conduzida pela secretária Daysi Behning, foi prestigiada pelos vereadores Diogo Endlich (MDB), presidente da Câmara, e Hélio Alves (DC), gerentes e servidores da SECSAU.

> Para assistir a apresentação completa, acesse: https://www.facebook.com/share/v/1RRX354mSj/

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@domingosmartins.es.leg.br
Tel: (27) 4042-4849

Prefeitura apresenta Avaliação das Metas Fiscais do 3º quadrimestre de 2024

por Comunicação última modificação 26/02/2025 16h28
O relatório foi apresentado na manhã desta quarta-feira (26) pela Secretária Municipal da Fazenda Franva Antônio Silva Cardoso, durante sessão especial.

A Câmara Municipal sediou nesta manhã (26) a audiência pública para apresentação do Relatório de Avaliação das Metas Fiscais da Prefeitura de Domingos Martins, referente ao 3º quadrimestre de 2024.

A Secretária Municipal da Fazenda Franva Antônio Silva Cardoso fez a explanação das informações contábeis do referido período, em cumprimento às determinações da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal).

Os trabalhos foram conduzidos pelo vereador Johnei Cláudio Degen (PL), que preside a Comissão de Finanças e Orçamento do Legislativo Municipal.

A vereadora Janaina Grecco (PSD), os vereadores Diogo Endlich (MDB), presidente da Casa, Márcio Lima Neitzke (PL) e Daniel da Martinense (Pode), bem como os servidores da CMDM, também prestigiaram a sessão especial.

> Para assistir a audiência pública, acesse: https://www.facebook.com/share/v/18cxL1exWB/

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1413 - Ramal 226

2ª Sessão Ordinária: resumo e resultados das votações

por Comunicação última modificação 26/02/2025 16h29
A sessão foi realizada na noite da última terça-feira (25), no plenário Paulo Lorenzoni.

O Legislativo Martinense realizou na noite de ontem (25) a 2ª sessão ordinária do ano, com a presença de todos os parlamentares em plenário.

Os vereadores aprovaram, por unanimidade, os seguintes projetos de lei:

PL 46/2024 - Autor: Executivo Municipal - Institui o Plano Municipal pela Primeira Infância de Domingos Martins - PMPI DM - 2024 a 2034;

PL 4/2025 - Autores: vereador Diogo Endlich (MDB) e vereadora Janaina Grecco (PSD) - Institui a Política de Proteção aos Direitos e Cuidados da Pessoa com a Síndrome da Fibromialgia no âmbito do município de Domingos Martins e dá outras providências;

PL 5/2025 - Autores: vereadores Diogo Endlich (MDB) e Johnei Cláudio Degen (PL) - Institui a Campanha Anual de Incentivo a Emissão de Notas/Cupons Fiscais denominada “SEU CUPOM E NOTA FISCAL VALEM PRÊMIOS E AJUDAM DOMINGOS MARTINS CRESCER”, e dá outras providências.

Foram ainda aprovados 2 requerimentos e lidas 54 Indicações.

> Para visualizar o resumo completo da sessão e os resultados das votações, acesse: https://sapl.domingosmartins.es.leg.br/sessao/386

> Vídeo da sessão: https://www.facebook.com/share/v/15amxExsTU/

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@domingosmartins.es.leg.br
Tel: (27) 4042-4849

Legislativo sedia nesta quarta-feira (26) audiências públicas da Prefeitura de Domingos Martins

por Comunicação última modificação 25/02/2025 13h20
Secretarias Municipais de Finanças e Saúde apresentarão relatórios das suas ações referentes ao 3º quadrimestre de 2024. Sessões especiais acontecem a partir das 10 horas, no plenário Paulo Lorenzoni.

O Legislativo Municipal sediará nesta quarta-feira (24) duas audiências públicas da Prefeitura de Domingos Martins, que serão realizadas por meio de sessões especiais.

Às 10 horas, a Secretaria Municipal da Fazenda apresentará à Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Domingos Martins o Relatório de Cumprimento de Metas Fiscais referente ao 3º quadrimestre de 2024, atendendo as determinações da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal).

Na parte da tarde, às 15h, será a vez da Secretaria Municipal de Saúde apresentar a prestação de contas das ações desenvolvidas pela pasta no mesmo período, em atendimento ao disposto do Artigo 36 da Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012.

As duas sessões serão transmitidas pelas redes sociais da CMDM.

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@domingosmartins.es.leg.br
Tel: (27) 4042-4849

Confira a pauta da 2ª sessão ordinária do ano

por Comunicação última modificação 24/02/2025 15h50
A sessão será realizada nesta terça-feira (25), às 18h30, no plenário Paulo Lorenzoni.

A Câmara de Domingos Martins realizará nesta terça-feira (25), às 18h30, a 2ª sessão ordinária do ano, objetivando deliberar e votar as matérias da pauta do dia.

> Para visualizar a pauta completa da sessão, clique AQUI.  

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@domingosmartins.es.leg.br
Tel: (27) 4042-4849

Resumo e resultados das votações da 1ª sessão ordinária do ano

por Comunicação última modificação 14/02/2025 08h50
Os trabalhos legislativos de 2025 foram instalados na noite da última terça-feira (11), por meio de sessão solene.
A Câmara de Domingos Martins instalou na noite da última terça-feira (11), por meio de sessão solene, os trabalhos legislativos de 2025, contando com a presença de todos os parlamentares em plenário.
Entre as autoridades presentes à solenidade, o prefeito Edu Ramos, o vice-prefeito Sargento Wagner, a promotora de Justiça do município Dr.ª Jane Maria Vello Corrêa de Castro e Emerson Corteletti, assessor do deputado federal Messias Donato, além de secretários e servidores municipais e representantes de diversos segmentos da sociedade.
Em seguida, foi realizada a 1ª sessão ordinária do ano, objetivando a deliberação das matérias da pauta do dia.
>Para visualizar o resumo e os resultados das votações, acesse:
>Para assistir as duas sessões, acesse:


Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@domingosmartins.es.leg.br
Tel: (27) 4042-4849

Confira a pauta da 1ª sessão ordinária do ano

por Comunicação última modificação 11/02/2025 13h35
A sessão será realizada nesta terça-feira (11), às 18h30, no plenário Paulo Lorenzoni. Antes, às 18h, acontece a solenidade de instalação dos trabalhos legislativos de 2025.
Os trabalhos legislativos de 2025 serão instalados nesta terça-feira (11), por meio de sessão solene, a partir das 18 horas.
Em seguida, será realizada a 1ª sessão ordinária do ano.
Para visualizar as matérias da pauta, clique AQUI.

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@domingosmartins.es.leg.br
Tel: (27) 4042-4849

Representantes da Câmara de Santa Teresa visitam o Legislativo Martinense

por Comunicação última modificação 10/02/2025 17h47
Durante o encontro, que aconteceu na última sexta-feira (7), presidente e servidores da CMST puderam conhecer as rotinas administrativas e as boas práticas e técnicas de transparência pública desenvolvidas pela Câmara de Domingos Martins.

Na última sexta-feira (7), representantes da Câmara de Santa Teresa visitaram o Legislativo Martinense com o objetivo de conhecer as rotinas administrativas e as boas práticas e técnicas de transparência pública desenvolvidas pela Casa, que sempre é destaque em auditorias nacionais.

Presentes, o presidente da CMST Giovane Prando, o controlador Thiago Vicente Roldi, a procuradora Almery Lilian Moraes Lopes, e o coordenador de Tecnologia da Informação, Marcelo de Oliveira Pita.

Todos foram recepcionados pelo presidente Diogo Endlich e pela vereadora Janaina Grecco, que intermediou a reunião/treinamento, além dos vereadores Daniel da Martinense, Júlio Pequiá, Prof. Hélio e Marcelo do Nascimento.


Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 4042-4849

Vereadores aprovam projetos de valorização dos servidores públicos municipais

por Comunicação última modificação 29/01/2025 10h29
As matérias, que promoveram o aumento dos valores do auxílio-alimentação e diárias e o reajuste salarial de 6%, além da reestruturação administrativa e organizacional do Legislativo municipal, foram deliberadas nas sessões extraordinárias do último dia 22 de janeiro.
A Câmara de Domingos Martins realizou no último dia 22 de janeiro as duas primeiras sessões da nova Legislatura, convocadas pela presidência da Casa e pelo prefeito Eduardo José Ramos com o objetivo de deliberar e votar matérias, em caráter de urgência, relacionadas às questões administrativas e ao funcionamento dos poderes Executivo e Legislativo municipais.
Os vereadores aprovaram por unanimidade seis projetos que promovem a valorização dos servidores públicos municipais, confira:
- Projeto de Lei nº 1 de 2025 - Autor: Poder Executivo Municipal - Fixa valor do auxílio alimentação para os servidores públicos ativos (Lei Municipal nº 3.182/2025) ;
- Projeto de Lei nº 2 de 2025 - Autor: Poder Executivo Municipal - Concede reajuste de vencimentos aos servidores públicos do município de Domingos Martins/ES (Lei Municipal nº 3.183/2025);
Projeto de Lei nº 3 de 2025 - Autor: Poder Legislativo - “Altera a Lei Municipal nº 2.893, de 13 de fevereiro de 2019, que “Dispõe sobre a Estrutura Administrativa e Organizacional da Câmara Municipal de Domingos Martins e define nomenclatura, referência, nível, vencimento, vagas, atribuições típicas e requisitos mínimos dos Cargos de Provimento em Comissão” (Lei Municipal nº 3.181/2025);
- Projeto de Resolução nº 1 de 2025 - Autor: Mesa Diretora da CMDM - Altera a redação dos incisos I e II, e do §2º do art. 2º da Resolução nº 146, de 27 de fevereiro de 2019, que estabelece critérios para concessão de diárias a servidor (Resolução nº 190/2025);
- Projeto de Resolução nº 2 de 2025 - Autor: Mesa Diretora da CMDM - Altera a redação dos incisos I e II, e do §2º do art. 2º da Resolução nº 147, de 27 de fevereiro de 2019, que estabelece critérios para concessão de diárias a vereador (Resolução nº 191/2025);
- Projeto de Resolução nº 3 de 2025 - Autor: Mesa Diretora da CMDM - Institui o auxílio-alimentação aos servidores públicos efetivos e comissionados da Câmara Municipal de Domingos Martins/ES, nas condições que especifica, e dá outras providências (Resolução nº 192/2025).
Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@domingosmartins.es.leg.br
Tel: (27) 4042-4849

PRORROGAÇÃO - EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº 01/2025

por Comunicação última modificação 28/01/2025 16h24
Interessadas em firmar parceria que tenha por objeto a concessão de desconto na aquisição de produtos e medicamentos pelos vereadores e servidores ativos da Câmara Municipal.


COMUNICADO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº 01/2025


Considerando que apenas 01 (uma) proposta apresentada pelos estabelecimentos concorrentes foi válida, a Câmara Municipal de Domingos Martins informa que o prazo para protocolo físico das propostas previstas do Edital de Credenciamento nº 01/2025 foi prorrogado entre os dias 29 de janeiro e 07 de fevereiro, para formalização de convênio com 01 (uma) farmácia/drogaria.


Domingos Martins, 28 de janeiro de 2025.


DIOGO ENDLICH
Presidente da Câmara Municipal de Domingos Martins

1ª e 2º Sessões Extraordinárias de 2025: resumos e resultados das votações

por Comunicação última modificação 24/01/2025 17h01
As duas primeiras sessões deliberativas do ano foram realizadas na noite da última quarta-feira (22), no plenário Paulo Lorenzoni.

A Câmara de Domingos Martins realizou na noite da última terça-feira (22) as duas primeiras sessões extraordinárias da nova Legislatura, convocadas pela presidência da Casa e pelo prefeito Eduardo José Ramos.

Com a presença de todos os 13 parlamentares em plenário, foram deliberados e aprovados 1 Projeto de Lei e 3 Resoluções de autoria do Legislativo, além de 2 Projetos de Lei de autoria do Executivo.

> Para visualizar o resumo completo das duas sessões e os resultados das votações, acesse:

1ª sessão extraordinária: https://sapl.domingosmartins.es.leg.br/sessao/383

2ª sessão extraordinária: https://sapl.domingosmartins.es.leg.br/sessao/384

> Vídeo das sessões: https://www.youtube.com/watch?v=-r2GSvVmF0M

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@domingosmartins.es.leg.br
Tel: (27) 4042-4849

Primeiras sessões da nova Legislatura acontecem nesta quarta-feira (22)

por Comunicação última modificação 24/01/2025 17h13
Serão realizadas duas sessões extraordinárias, a partir das 18h30, objetivando a análise e votação de projetos relacionados às questões administrativas e ao funcionamento dos poderes Executivo e Legislativo municipais.

A Câmara de Domingos Martins realiza nesta quarta-feira (22), às 18h30, as duas primeiras sessões da nova Legislatura, que foram convocados pela presidência da Casa e pelo prefeito Eduardo José Ramos objetivando deliberar e votar matérias, em caráter de urgência, relacionadas às questões administrativas e ao funcionamento dos poderes Executivo e Legislativo municipais.

Para visualiza as pautas, acesse:

1ª sessão extraordinária: https://sapl.domingosmartins.es.leg.br/sessao/pauta-sessao/383/

2ª sessão extraordinária: https://sapl.domingosmartins.es.leg.br/sessao/pauta-sessao/384/

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@domingosmartins.es.leg.br
Tel: (27) 4042-4849

EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº 01/2025

por Comunicação última modificação 16/01/2025 16h35
Interessadas em firmar parceria que tenha por objeto a concessão de desconto na aquisição de produtos e medicamentos pelos vereadores e servidores ativos da Câmara Municipal.

A Câmara Municipal de Domingos Martins, por intermédio de seu Presidente, Sr. Diogo Endlich, torna público, a quem interessar possa, a realização de Credenciamento para formalização de convênio com pessoas jurídicas interessadas em firmar parceria que tenha por objeto a concessão de desconto na aquisição de produtos e medicamentos pelos vereadores e servidores ativos do Legislativo Martinense.

Poderão se credenciar as pessoas jurídicas, regularmente constituídas, que tenham objeto social compatível com o descrito no Edital, desde que apresentados os documentos exigidos e observadas as normas vigentes, sendo sediadas no Centro de Domingos Martins (Campinho).

As inscrições se iniciam a partir desta quinta-feira (16) e deverão ser realizadas presencialmente no Setor de Protocolo da Câmara Municipal, localizada na Avenida Senador Jefferson de Aguiar, nº 27, Centro, até o próximo dia 23 de janeiro, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Confira o Edital completo: https://s3.amazonaws.com/el.com.br/portal/uploads/12133/documentos/1360/27907541e9f12774c05c3b63c56e4760.pdf

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@domingosmartins.es.leg.br
Tel: (27) 4042-4849

Vereadores e autoridades discutem mobilidade urbana de Domingos Martins

por Comunicação última modificação 16/01/2025 10h30
Reunião para discutir o assunto aconteceu na manhã de quarta-feira (15), na sede da Câmara, com a presença de representantes do Executivo e Legislativo municipais e da diretoria do Detran/ES.
Na manhã de quarta-feira (15), autoridades locais e especialistas em mobilidade urbana de Domingos Martins se reuniram para discutir propostas de melhoria no transporte e na acessibilidade da cidade.
O encontro aconteceu na Câmara Municipal, juntamente com a prefeitura, que busca solução sustentável e eficiente para enfrentar os desafios da mobilidade na região, marcada por ruas estreitas e um fluxo crescente de veículos. Durante a reunião, houve a apresentação de dados técnicos e as demandas da população.
Todos foram recepcionados pelo vereador @endlichdiogo , presidente da Casa. A vereadora @janaina_grecco , em conjunto com os vereadores @juliopequia @eumarcelonascimento e @marcio_lima_neitzke , participaram ativamente do encontro.
Também estiveram presentes o prefeito @edudorestaurante e o vice-prefeito @sargento_.wagner , além dSecretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos @walter.marcio  e do Diretor do Detran @alexandrequintino_ , que veio acompanhado de sua equipe técnica. 



Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@domingosmartins.es.leg.br
Tel: (27) 4042-4849

Confira as datas das sessões ordinárias de 2025

por Comunicação última modificação 15/01/2025 10h23
A instalação dos trabalhos legislativos e a primeira sessão ordinária do ano acontecem no dia 11 de fevereiro, a partir das 18h30, no plenário Paulo Lorenzoni.

O calendário das sessões ordinárias da Câmara de Domingos Martins de 2025 está definido. O cronograma foi instituído pela presidência da Casa, por meio dos Atos nº 1, de 3 de janeiro de 2025, e nº 2, de 10 de janeiro de 2025., ambos já publicados na imprensa oficial.

As sessões acontecem nos seguintes dias:

- Janeiro: recesso parlamentar
- Fevereiro: 11* e 25
- Março: 11 e 25
- Abril: 8 e 15
- Maio: 13 e 27
- Junho: 10 e 24
- Julho: 8 e 22
- Agosto: 12 e 26
- Setembro: 9 e 23
- Outubro: 7 e 21
- Novembro: 4 e 18
- Dezembro: 2 e 9

(*) Instalação dos trabalhos legislativos e 1ª sessão ordinária de 2025.

As sessões ordinárias serão realizadas às terças-feiras, às 18h30.

Para fazer o download do calendário das sessões ordinárias ou visualizá-lo, clique AQUI.


Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@domingosmartins.es.leg.br
Tel: (27) 4042-4849

Mesa Diretora e Comissões Permanentes do biênio 2025/2026 estão definidas

por Comunicação última modificação 10/01/2025 16h39
A eleição da nova Mesa Diretora da Câmara de Domingos Martins aconteceu na tarde do primeiro dia do ano, por meio de sessão especial, após a solenidade de posse dos novos parlamentares. Na ocasião, os integrantes das comissões permanentes para o mesmo período também foram escolhidos.

A eleição dos integrantes da Mesa Diretora que irá administrar o Legislativo Martinense pelos próximos dois anos foi realizada na tarde do dia 1º de janeiro, por meio de votação aberta, em sessão especial realizada na sede da Câmara.

A única chapa registrada para disputa foi eleita por unanimidade:

 

MESA DIRETORA - 2025/2026

DIOGO ENDLICH (MDB) - Presidente

ALEX KILL (PP) - 1ª Vice-Presidente

JÚLIO MARIA DOS SANTOS (PL) - 1º Secretário

TIAGO MANEGONI (PP) - 2º Vice-Presidente

JOHNEI CLÁUDIO DEGEN (PL) - 2º Secretário

 

Na oportunidade, também foram definidas as composições das comissões permanentes da Casa para o mesmo período.

 

COMISSÕES PERMANENTES - 2025/2026:

 

COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO FINAL

Hélio Queiroz Alves (DC) - Presidente

Marcio Lima Neitzke (PL) - Relator

Alex Kill (PP) - Secretário

 

COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO

Johnei Cláudio Degen (PL) - Presidente

Hélio Queiroz Alves (DC) - Relator

Alex Kill (PP) - Secretário

 

COMISSÃO DE OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS

Martiliano Borghardt (PP) - Presidente

Johnei Cláudio Degen (PL) - Relator

Edivaldo Erlacher (PSD) - Secretário

 

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E ASSISTÊNCIA

Júlio Maria dos Santos (PP) - Presidente

Tiago Manegoni (PP) - Relator

Janaina Grecco (PSD) - Secretária

 

COMISSÃO DE CULTURA, TURISMO E DESPORTO

Daniel Florêncio Reinholz (Pode) - Presidente

Johnei Cláudio Degen (PL) - Relator

Marcelo do Nascimento (União) - Secretário

 

COMISSÃO DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

Alex Kill (PP) - Presidente

Tiago Manegoni (PP) - Relator

Daniel Florêncio Reinholz (Pode) - Secretário

 

COMISSÃO DE DIVERSIDADE SEXUAL E IDENTIDADE DE GÊNERO

Janaina Grecco (PSD) - Presidente

Marcelo do Nascimento (União) - Relator

José Marcos Simmer (PSD) - Secretário

 

COMISSÃO DE ÉTICA E DECORO PARLAMENTAR

Marcio Lima Neitzke (PL) - Presidente

Hélio Queiroz Alves (DC) - Relator

Tiago Manegoni (PP) - Secretário

 

COMISSÃO DE TÍTULO DE CIDADÃO MARTINENSE

Tiago Manegoni (PP) - Presidente

Marcelo do Nascimento (União) - Relator

Johnei Cláudio Degen (PL) - Secretário

 

> Assista a sessão especial, clique AQUI.

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@domingosmartins.es.leg.br
Tel: (27) 4042-4849

Vereadores da Legislatura 2025/2028 são empossados

por Comunicação última modificação 10/01/2025 08h50
A solenidade de posse aconteceu na manhã do dia 1º de janeiro, no ginásio de esportes da EMEFM Mariano Ferreira de Nazareth, em Campinho. A cerimônia foi precedida por um Culto Ecumênico de Ação de Graças.

Prefeito, vice-prefeito, vereadora e vereadores de Domingos Martins eleitos nas eleições de outubro de 2024 tomaram posse na manhã do primeiro dia do ano, em solenidade que lotou o ginásio de esportes Teodoro Schwambach, na EMEFM Mariano Ferreira de Nazareth, em Campinho.

A cerimônia, prestigiada pela população e diversas autoridades, foi iniciada com o Culto Ecumênico de Ações de Graças, ministrado pelos pastores Edivaldo Binow e Sebastião Vieira de Oliveira e pelo padre Josephraj Stanislaus.

Em seguida, aconteceu a solenidade de posse, organizada pelo Legislativo Martinense e conduzida pela cerimonialista Elma da Penha Hotolani.

O vereador Edivaldo Erlacher (PSD), o parlamentar mais votado (873 votos) no pleito passado, presidiu a sessão solene. O vereador Daniel Florêncio Reinholz (PODE) foi o secretário ad hoc.

Dos 13 vereadores empossados, 3 foram reeleitos, 8 são novatos e 2 retornam ao parlamento municipal.

Os partidos PL, PP e PSD vão ocupar três cadeiras cada um na nova legislatura.

Confira:

 

Prefeito: Eduardo José Ramos - PL

Vice-prefeito: Wagner Darci da Conceição - PL

 

Vereadores:

Alex Kill - PP

Daniel Florêncio Reinholz - PODE

Diogo Endlich - MDB  

Edivaldo Erlacher - PSD

Janaina Grecco - PSD

Johnei Cláudio Degen – PL

José Marcos Simmer - PSD

Júlio Maria dos Santos (Pequiá) - PL

Marcelo do Nascimento - UNIÃO

Márcio Lima Neitzke - PL

Martiliano Borghardt - PP

Professor Hélio Alves - DC

Tiago Manegoni - PP

 

Assista a solenidade na íntegra:

 

> Culto: https://www.youtube.com/watch?v=4HtcUQ8c1qw

> Posse: 

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 4042-4849 

Repartições públicas municipais fechadas no fim de ano

por Comunicação última modificação 19/12/2024 14h44
O Legislativo Martinense não funcionará nos dias 24 e 31 de dezembro (próximas duas terças-feiras) em virtude do ponto facultativo decretado pela Prefeitura Municipal.
Nos dias 24 e 31 de dezembro (próximas duas terças-feiras), não haverá expediente de trabalho na Câmara de Domingos Martins em virtude do ponto facultativo decretado pela municipalidade (Decreto Normativo nº 4.749, de 3 de dezembro de 2024), considerando as comemorações natalinas e de réveillon.
O Legislativo Municipal funcionará normalmente nos dias 23 e 30 de dezembro (próximas duas segundas-feiras), bem como a partir do dia 2 de janeiro de 2025, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Fonte: Portaria nº 186, de 11 de dezembro de 2024.
Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 4042-4849 

Justiça Eleitoral realiza diplomação em Domingos Martins

por Comunicação última modificação 19/12/2024 14h16
Solenidade aconteceu na tarde da última quarta-feira (18), no auditório da EMEFM Mariano Ferreira de Nazareth, em Campinho.
A Justiça Eleitoral realizou no início da tarde da última quarta-feira (18) a diplomação dos eleitos no pleito de 2024 para os cargos de Prefeito, Vice-Prefeito, Vereadores e suplentes, encerrando o processo eleitoral das eleições municipais.
A solenidade, conduzida pela Juíza Drª Monica da Silva Martins, que preside a Junta Eleitoral da 15ª Zona, foi realizada no auditório do Colégio EMEFM Mariano Ferreira de Nazareth, em Campinho.
Também compuseram a mesa de autoridades o Dr. Evaldo Teixeira, Promotor de Justiça de Domingos Martins, a Drª Roziani Costa, Presidente da 20ª Subseção da OAB/ES, e o vereador Abel Fernando Kiefer, presidente do Legislativo Martinense.
Receberam os diplomas:
Prefeito: EDUARDO JOSÉ RAMOS - PL
Vice-prefeito: WAGNER DARCI DA CONCEIÇÃO - PL
Vereadora e vereadores:
JANAINA BERMOND GRECCO - PSD
ALEXANDRO KILL - PP
DANIEL FLORENCIO REINHOLZ - PODE
DIOGO ENDLICH - MDB
EDIVALDO JOSÉ ERLACHER - PSD
HELIO QUEIROZ ALVES - DC
JOHNEI CLAUDIO DEGEN - PL
JOSÉ MARCOS SIMMER - PSD
JÚLIO MARIA DOS SANTOS - PL
MARCELO DO NASCIMENTO - UNIÃO
MÁRCIO LIMA DA SILVA NEITZKE - PL
MARTILIANO BORGHARDT - PP
TIAGO MANEGONI - PP
Primeiros suplentes:
ROSIANI KUSTER - PP
GILMAR CANAL - PL
LUCIMAR LAHASS - MDB
SÉRGIO BATISTA MIRANDA - UNIÃO
Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 4042-4849 

22ª Sessão Ordinária e 3ª Extraordinária: resumos e resultados das votações

por Comunicação última modificação 13/12/2024 15h02
As duas últimas sessões deliberativas de 2024 foram realizadas na noite de terça-feira (10), no plenário Paulo Lorenzoni.

A Câmara de Domingos Martins realizou na noite de terça-feira (10) as duas últimas sessões deliberativas do ano, contando com a presença de 11 parlamentares em plenário.

O vereador Edinho Paganini (PRD) e a vereadora Jéssica Barcelos (PODE) justificaram as suas ausências.

 

> Para visualizar os resumos completo das sessões e os resultados das votações:

- 3ª sessão Extraordinária, clique AQUI.   

- 22ª sessão Ordinária, clique AQUI.   

 

> Vídeos das sessões, clique AQUI.   

#camaradomingosmartins #sessõesCMDM2024

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 4042-4849 

Câmara sedia apresentação do Relatório de Ações da Prefeitura do segundo semestre de 2024

por Comunicação última modificação 12/12/2024 13h55
A sessão especial aconteceu na tarde da última terça-feira (10), em cumprimento ao Art. 68, inciso XXXVI da Lei Orgânica do município.

O Legislativo Martinense sediou na tarde da última terça-feira (10) a apresentação do Relatório de Ações da Prefeitura de Domingos Martins do segundo semestre de 2024, realizada por meio de sessão especial.

Após os pronunciamentos do vereador Abel Fernando Kiefer, presidente da Casa, e do prefeito municipal Wanzete Kruger, a Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social Jakeline Schneider fez a explanação de dados e serviços públicos desenvolvidos pelas secretarias e órgãos do Executivo no referido período, em cumprimento ao Art. 68, inciso XXXVI da Lei Orgânica do município.

A vereadora Lorraine da AMAR e os vereadores Gilmar Borlot e Arno Schmidt também acompanharam prestação de contas, além de secretários municipais e servidores da PMDM.

> Assista a sessão na íntegra, clique AQUI.   

> Para visualizar o relatório, clique AQUI

 

Assessoria de Comunicação - CMDM/ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 4042-4849 

Ações do documento