Lei que reconhece surdez unilateral como deficiência auditiva é sancionada

por AssCom última modificação 24/07/2020 17h03
Projeto de lei original, de autoria do vereador Heloisio (PATRIOTA), foi aprovado na Câmara por unanimidade. Portadores desta limitação sensorial passam agora a ter os mesmos direitos dos deficientes auditivos previstos na legislação municipal.

A partir de agora, a surdez unilateral passa a ser reconhecida como deficiência auditiva no município de Domingos Martins. A matéria que trata do assunto (PL 23/2020), de autoria do vereador Heloisio Rodrigues Alves (PATRIOTA), foi aprovada na Câmara por unanimidade em junho e sancionada recentemente pelo Executivo (Lei Municipal nº 2.958/2020).

Uma conquista para os portadores desta limitação sensorial, que agora terão os mesmos direitos dos deficientes auditivos previstos na legislação municipal, ampliando as possibilidades de tratamento e inserção no mercado de trabalho.

A principal característica da deficiência auditiva unilateral é a dificuldade em detectar a direção dos sons, o que representa um grande problema em situações cotidianas. Além disso, ela impede que o paciente entenda as conversas em ambientes com ruídos, sendo esse um dos sintomas mais comuns.

- Para visualizar o PL 23/2020, clique aqui.

- Para visualizar a Lei Municipal nº 2.958/2020, clique aqui.