Município promoverá campanhas de combate ao abandono e controle do natalidade de cães e gatos

por AssCom última modificação 13/08/2020 15h09
Instituídas por meio de projeto de lei de autoria do vereador Diogo Endlich (PV), elas deverão ser realizadas anualmente no mês de março. A matéria já foi sancionada pelo Executivo.

Acaba de ser sancionada pelo Executivo a Lei Municipal 2.961/2020, de autoria do vereador Diogo Endlich (PV), que institui no município de Domingos Martins campanhas de combate ao abandono e controle do crescimento populacional de caninos e felinos (cães e gatos) domésticos e/ou de rua.

Elas poderão ser realizadas anualmente próximo ao dia 14 de março, na semana em que se comemora o Dia Nacional de Proteção dos Animais. O PL 8/2020, que trata da matéria, já havia sido aprovada na Câmara por unanimidade.

A nova lei tem o objetivo de educar as pessoas sobre a importância da guarda responsável dos animais, disciplinando os cuidados em boas e dignas condições de abrigo, alimentação e saúde, nos limites da propriedade de cada dono. Busca ainda promover a vacinação de animais não vacinados, o cadastramento e realização de cirurgias de castração em cães e gatos.

As campanhas poderão ocorrer por meio de convênios e/ou parcerias firmadas entre a municipalidade e instituições governamentais e não governamentais, tais como universidades, faculdades e ONGs, e também com estabelecimentos veterinários.

Para visualizar a íntegra da Lei Municipal 2.961/2020, clique aqui.