2º dia do I Encontro Nacional do GITEC
Nesta quinta-feira (4), o segundo dia do I Encontro Nacional GITEC, na sede do Programa Interlegis, começou com a palestra “Migração para Software Livre – teoria e prática”, feita por Sérgio Damiati, que trabalha com software livre há cinco anos e é chefe do setor de informática da Câmara Municipal de Campinas.
Em sua palestra, Sérgio Damiati mostrou as vantagens de se usar o Software Livre. Dentre elas o corte de gastos desnecessários e a impossibilidade de pirataria. “É preciso ter bons argumentos para convencer, já que há pouco conhecimento a respeito do uso de Software Livre”, justificou Sérgio.
Ainda houve outras duas palestras de manhã. Uma sobre “Adequação do Servidor Proxy/Cachê Squid a redes de extrema carga”, realizada por Lucas Brasilino, integrante da DIREDE na Procuradoria Geral da República, Ministério Público Federal. A outra palestra foi feita por Américo Munhoz Junior, analista de informática legislativa do Prodasen desde 1985 e integrante da equipe do Programa Interlegis desde 2000, com o tema “Virtualização: um novo paradigma?”.
Durante a tarde, a primeira palestra foi “Bastidores Debian: entenda como a distribuição funciona”, de João Eriberto Mota Filho, autor dos livros Linux & Seus Servidores (2000), Pequenas Redes com Microsoft Windows (2001) e Descobrindo o Linux (2ª edição em 2007).
João Eriberto contou a história do sistema operacional livre Debian e explicou cada etapa de sua construção. Ele também citou a famosa frase sobre o sistema, “O Debian só está pronto, quando está pronto”, quando se referiu ao lançamento da próxima versão do Debian que está prevista para ser lançada em outubro de 2008.
Mais tarde foram feitas as palestras “Banco de Dados livres”, de Marcel Francisco Mota, administrador de Banco de Dados (DBA) e gerente de Rede do gabinete do comandante do Exército Brasileiro, e “Por quer Livre?”, com André Bertelli Araújo, analista de sistemas do Serpro.
Sexta-feira (5) haverá mais três
palestras sobre o Programa Interlegis, e o encerramento do evento.
Fonte: Portal do Interlegis