Câmara realizará Semana Cultural em novembro. Confira a programação.

por AssCom última modificação 08/07/2020 13h29
Com o título “Abra as portas para a cultura entrar“, o evento acontecerá de 4 a 11 de novembro nas dependências do SIC - Setor de Informação Cultural e do Plenário Paulo Lorenzoni. A entrada é franca.

O Presidente Eduardo José Ramos e demais vereadores da Câmara Municipal de Domingos Martins estão convidando toda sociedade martinense e dos municípios vizinhos para participarem da Semana Cultural “Abra as portas para a cultura entrar”, que será realizada entre os dias 4 e 11 de novembro de 2011, no espaço do Plenário Paulo Lorenzoni, localizado à Avenida Kurt Lewin, nº 60, na sede, e nas dependências do SIC - Setor de Informação Cultural, instalado no prédio da Presidência, situado na mesma avenida.

A Semana Cultural, uma iniciativa da Secretária Geral Administrativa, Elma da Penha Hortolani, que contou com o total apoio do Presidente da Casa, vereador Edu, tem como objetivo oferecer à comunidade a oportunidade de entrar em contato com um pouco da história do município, por meio da realização de palestras, apresentação de documentários, exposição de fotografias, mostra de orquídeas e momentos literários que abordem aspectos da cultura local e do Estado.

Contando mais uma vez com o valioso apoio financeiro do Doutor Helmut Meyerfreund e do Consulado Alemão no Espírito Santo e com a parceria das empresas amigas Tia Terezinha, E&L, Vitomaq, Floricultura do Dionísio e Divinali, o evento terá a participação de personalidades da cultura local, como o historiador Joel Guilherme Velten que, além de estar coordenando todas as atividades da Semana Cultural, dará uma palestra sobre a história da localidade de Santa Isabel, a Doutora Ângela Maria Martinelli, responsável pelo momento poético, o conceituado orquidófilo Leodério Velten com sua exposição de orquídeas e apresentação de documentário sobre o senhor Roberto Kautsky, o fotógrafo Hudson Luiz Entringer, popularmente conhecido como Dizzone, apresentado suas belas fotos sobre o município e Fátima Cristine Sant’Anna Feitosa, Assessora Executiva do Instituto Kautsky, falando sobre a constituição histórica da entidade.

Confirmadas também as presenças na Semana Cultural de personalidades de outros municípios e estados, como o advogado Doutor Moacyr Rosado, que falará sobre a vida de Ruy Barbosa, os professores Agostino Lázzaro, Cilmar Francischetto e Silas Rach, que abordarão em suas palestras a colonização italiana em Pedra Azul e Aracê, a autora Valsema Rodrigues, lançando seu livro “No Reino das Palavras” e o Doutor Rodrigo Trespach, que virá do Rio Grande do Sul para falar sobre a colonização alemã no sul do Brasil.

A parte internacional do evento ficará por conta do Doutor Wolfgang Max Bendel, que virá à Domingos Martins diretamente da Baviera, na Alemanha, para participar da Semana Cultural, ministrando a palestra “A língua alemã e seus dialetos”.

A Câmara Municipal, por meio de seus vereadores, servidores e estagiários, agradece a colaboração dos parceiros que estão tornando realidade mais uma ação da Secretaria Geral Administrativa e do Cerimonial da Casa, com apoio da atual Mesa Diretora, no sentido de tornar a cultura mais acessível à população.

A entrada é franca.

Sejam Bem-vindos!

Confira a programação:

Semana Cultural "Abra as portas para a cultura entrar"

Dia 4 de novembro de 2011 (sexta-feira):

9h – Abertura e Palestra sobre a vida de Ruy Barbosa.

Palestrante: Doutor Moacyr Rosado – Advogado.

Local: Plenário Paulo Lorenzoni.

Lançamento da Exposição de fotos sobre o Município de Domingos Martins.

De 4 a 11 de novembro (horário comercial).

Fotógrafo: Hudson Luiz Entringer.

Local: SIC – Setor de Informação Cultural.

Dia 7 de novembro (segunda-feira):

13h - Palestra: “A língua alemã e seus dialetos”.

Palestrante: Doutor Wolfgang Max Bendel  (Baviera – Alemanha).

Local: Plenário Paulo Lorenzoni.

14h - Palestra: “Colonização italiana no Espírito Santo, com foco para Pedra Azul / Aracê”.

Palestrante: Professores Agostino Lázzaro, Cilmar Francischetto e Silas Rach

Local: Plenário Paulo Lorenzoni.

Dia 8 de novembro de 2011 (terça-feira):

14h - Mostra de Orquídeas e exibição do documentário “Roberto Kautsky”.

Apresentação: Leodério Velten, Orquidófilo.

Local: SIC – Setor de Informação Cultural.

16h - Lançamento do livro “Burros e Pastores nas terras do Espírito Santo” - Pastor Heinz Soboll.

Local: SIC – Setor de Informação Cultural.

Dia 9 de novembro (quarta-feira):

9h - Momento Poético.

Doutora Ângela Maria Martinelli, Poetiza, Acadêmica correspondente da Academia Feminina Espíritosantense de Letras.

Local: Plenário Paulo Lorenzoni.

14h – Palestra: “História da Colônia de Santa Isabel”.

Palestrante: Professor Joel Guilherme Velten.

Local: Plenário Paulo Lorenzoni.

Dia 10 de novembro (quinta-feira):

9h - Lançamento do livro “No Reino das Palavras”.

Presença da Autora Valsema Rodrigues.

Das 9h às 12h e das 14h às 16h.

Local: SIC – Setor de Informação Cultural e Plenário Paulo Lorenzoni.

15h - Palestra sobre a constituição histórica do Instituto Kautsky.

Palestrante: Fátima Cristine Sant’Anna Feitosa.

Local: Plenário Paulo Lorenzoni.

Dia 11 de novembro (sexta-feira):

9h - Palestra: “A Colonização Alemã no sul do Brasil”.

Palestrante: Doutor Rodrigo Trespach (Rio Grande do Sul).

Duração 1 hora.

Encerramento às 17h.

Apoio financeiro: Dr. Helmut Meyerfreund e Consulado Alemão no Espírito Santo.

Apoio: Tia Terezinha, E&L, Vitomaq, Floricultura do Dionísio e Divinali.

Jorge Moysés Monteiro