Servidores da Câmara participam de oficina de Braille
Servidores do quadro efetivo da Câmara de Domingos Martins participaram no último mês de setembro da primeira oficina de Braille promovida pela Escola de Contas do TCE-ES, direcionada exclusivamente a servidores públicos.
O curso, ministrado pelo instrutor e servidor da Corte, João Estevão Silveira Filho, surgiu da necessidade de atendimento por parte dos órgãos públicos ao que determina a legislação sobre acessibilidade, como a exigência de identificações em Braille nas portas, bancadas, placas, elevadores e outros locais de seus prédios funcionais.
Durante os cinco dias de oficina, os alunos puderam conhecer o alfabeto e praticar a escrita básica do Braille por meio de kits especiais.
Para o primeiro semestre de 2017 estão previstos mais dois módulos do curso, intermediário e avançado, contemplando também o tema da leitura utilizando o referido código.
O sistema Braille é um processo de escrita e leitura baseado em 64 símbolos em relevo, resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada. Pode-se fazer a representação tanto de letras, como algarismos e sinais de pontuação. Ele é utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão, e a leitura é feita da esquerda para a direita, ao toque de uma ou duas mãos ao mesmo tempo. O código foi criado pelo francês Louis Braille (1809 - 1852), que perdeu a visão aos 3 anos e criou o sistema aos 16.
Até o final deste ano, o Legislativo martinense irá realizar a identificação em Braille no acesso aos seus departamentos e ambientes internos.
Assessoria de Comunicação - CMDM-ES
comunicacao@camaradomingosmartins.es.gov.br
Tel: (27) 3268-1123 - Ramal 226