Servidores visitam Comissão de Acessibilidade do TCE-ES

por AssCom última modificação 09/01/2019 14h10
Objetivo foi conhecer as iniciativas desenvolvidas pela entidade e buscar parceria buscando a melhoria da acessibilidade no legislativo municipal.

Integrantes da Comissão de Acessibilidade da Câmara de Domingos Martins estiveram na tarde do dia 18 de dezembro no Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) com o objetivo de conhecer o trabalho desenvolvido pela Comis­são Multidisciplinar de Acessibilidade do órgão.

Os servidores Elaine, Jorge e Thamires foram recebidos por João Estevão Silveira Filho, presidente da Comissão do TCE-ES, que desenvolve o Projeto Cidade Mais Acessível em municípios capixabas.

João Estevão, que tem baixa visão, disse ser necessário que os órgãos públicos abracem a ideia, promovendo capacitações que envolvam funcionários e agentes políticos objetivando imergi-los no universo acessível, um processo de mudança de percepção cultural sobre a importância do tema que precisa ser feito no todo, antecedendo a execução de inovações.

Entre as iniciativas de acessibilidade já implementadas no TCE-ES, João citou a adaptação nas dimensões de balcões, gôndolas, corrimãos, além da colocação de piso tátil, destacando, entretanto, que a burocracia e outras barreiras no setor público acabam dificultando a realização de ações em curto prazo.

Colocou-se ainda à disposição da nova gestão da CMDM, recentemente empossada, para realizar cursos e treinamentos mais específicos sobre acessibilidade para os vereadores e servidores da Casa e colaborar no diagnóstico das necessidades e execução de programas diversos, como a identificação de unidades administrativas e demais ambientes com a escrita Braille.