Sessão Solene da Câmara homenageia pomeranos do município

por AssCom última modificação 05/09/2023 09h44
Solenidade foi realizada na noite da última sexta-feira (01/09), na sede da Associação de Moradores, Produtores e Amigos de Melgaço, como parte da programação da 32ª Pommerfest.
No início da noite da última sexta-feira (1/09), por meio de sessão solene, a Câmara de Domingos Martins prestou homenagem aos Pomeranos do município, que há 164 anos tem contribuído com o desenvolvimento do Estado do Espírito Santo por meio de seus costumes, tradições e rica herança cultural.
A solenidade foi realizada na sede da Associação de Moradores, Produtores e Amigos de Melgaço, fazendo parte da programação da 32ª edição da Pommerfest, aberta oficialmente em seguida.
O evento foi aberto pelo presidente da Câmara Abel Fernando Kiefer e conduzido pela diretora e cerimonialista da Câmara Elma da Penha Hortolani, com o apoio da vereadora Lorraine da AMAR, autora da homenagem, e de Armindo Klitzke, que fez a tradução para o pomerano.
Participaram ainda da sessão as vereadoras Jéssica Barcelos e Sandra Chistina Neitzke e os vereadores Chico Braga, que fez o pronunciamento em nome dos demais parlamentares, Júlio Pequiá, Edinho Paganini, Johnei Cláudio Degen e Gilmar Borlot.
Compuseram a mesa de autoridades o deputado estadual Adilson Espíndula, o vereador de Santa Maria de Jetibá Teodoro Hammer, a representante da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura Dulciele Stein Suela, Marizete Bermudes, da Igreja de Santo Agostinho, os pastores Isaias e Luciano e Genilza Shroeder, presidente da Associação.
Durante a sessão, houve a entrega de Diplomas de Honra ao Mérito Cultural do Legislativo Municipal para personalidades da comunidade que dedicam suas vidas em favor da preservação dos costumes e da rica herança histórica do povo pomerano.
Os homenageados:
Alderina Schneider Schroeder
Angelino Zaager
Elza Schmidt Schroeder
Alvino Tesch (in memoriam)
Carlos Schröeder (in memoriam)
Emilia Schroeder Zitlow (in memoriam)
Humberto Borghardt (in memoriam)
Adelson Plaster (in memoriam)
A cerimônia, marcada por pronunciamentos e emoção, foi ilustrada pela apresentação de um vídeo sobre o orgulho de ser pomerano, produzido por Henrique Xavier Braun, neto de Dona Hilda Braun, uma das idealizadoras da solenidade, também homenageada na oportunidade pela Câmara Municipal.
Ao final, o hino pomerano foi interpretado pela jovem Glenda do Acordeon, abrilhantando ainda mais a bela celebração às tradições pomeranas, tão presentes em nosso município.

comunicacao@domingosmartins.es.leg.br